Polícia Militar passa a utilizar o sistema nacional de boletim eletrônico de ocorrências
Disponibilizado pela Senasp desde 2012, o sistema agora é utilizado pela PM nos registros das ações pela internet
Disponibilizado para todo o Brasil desde 2012, através da Secretaria Nacional de Segurança (Senasp), o Sistema de Procedimentos Policiais Eletrônicos (PPE) passou a ser operado pela Polícia Militar do Amapá, neste mês de julho.
A adesão ao programa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que integra todas as Unidades da Federação, foi garantida este ano pelo Governo do Estado, como parte da política de reestruturação e fortalecimento dos órgãos de defesa social.
Através do novo sistema, os policiais militares registram ocorrências, realizam despacho homologatório, fazem lavratura de procedimentos de polícia, além de fornecer recursos que permitem a gestão cartorária e compartilhamento de dados, tudo de forma virtual.
“Representa uma maior integração operacional ao banco de dados e informações, além da celeridade no procedimento policial ordinário. Vai diminuir também o tempo de apresentação na delegacia e o próprio tempo de um flagrante”, destacou o comandante-geral da PM, coronel Adilton Corrêa.
O sistema já está implantado em todos os batalhões. Um efetivo operacional da PM foi capacitado durante o mês de junho, para servir de multiplicador de conhecimentos para que todos os militares passem a utilizar o boletim eletrônico pela internet, através do computador e do celular, alcançando todos os municípios do estado.
O Boletim de Ocorrência Eletrônico, como é mais conhecido, substitui o Diretório Administrativo de Registros Corporativos (DARC), solução idealizada pela Polícia Militar do Amapá, utilizada para a confecção de Boletins de Ocorrência (BO).
Com a integração da PM ao PPE, o Amapá passa a contar com todos os órgãos operacionais da segurança pública incorporados ao banco de dados da Senasp. Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) já estavam incluídos.
PPE
O Procedimentos Policiais Eletrônicos é uma solução disponibilizada pela Senasp que permite o registro de ocorrências, uso e troca de dados e informações pelos entes federados participantes.
Ele foi desenvolvido para estabelecer um padrão nacional dos registros de ocorrências e procedimentos policiais, sendo fornecido gratuitamente às Unidades da Federação.
O sistema subsidia a gestão dos recursos humanos, materiais, investigativos e de inteligência dos atores da Segurança Pública, com o registro das informações destinadas às Polícias Estaduais, auxílio na identificação dos fenômenos criminais, dos indicadores relacionados aos perfis dos autores, testemunhas e ofendidos, entre outros. Além do armazenamento das informações, a ferramenta visa a implantação de procedimento exclusivamente eletrônico, com a substituição da utilização de papel, em sintonia com a economicidade e com as normas ambientais.
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