Assembleia Legislativa cria a Frente Parlamentar em Defesa do Esporte, Cultura e Lazer
Proposta foi aprovada na 4ª sessão itinerante da Alap, realizada no último dia 28 de junho, no município de Laranjal do Jari
A proposta que originou a Frente Parlamentar em Defesa do Esporte, Cultura e Lazer foi apresentada pelo deputado Pastor Oliveira (Republicanos) e assinada por vários parlamentares e aprovada na 4ª sessão itinerante da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), realizada no último dia 28 de junho, no município de Laranjal do Jari.
A resolução que cria a Frente Parlamentar terá caráter suprapartidário. O objetivo é fortalecer essas áreas e reconhecer seu valor como pilar fundamental para o desenvolvimento humano, social, econômico e cultural do Estado. ”O Esporte, a cultura e o lazer são elementos essenciais para a promoção da saúde física e mental da população. A prática esportiva regular contribui para a prevenção de doenças, o fortalecimento do sistema imunológico, a melhoria da condição cardiovascular e a redução do estresse. Da mesma forma, a cultura e o lazer proporcionam momentos de relaxamento, expressão criativa e bem-estar emocional”, justifica o autor deputado Pastor Oliveira, acrescentando que será uma frente parlamentar dedicada a essas áreas e que irá contribuir para a construção de uma sociedade mais igualitária e justa. ”Tais áreas possuem um potencial econômico significativo, geram empregos diretos e indiretos, impulsionam o turismo, estimulam o empreendedorismo criativo e promovem o desenvolvimento de setores como entretenimento, turismo cultural, esporte de alto rendimento e indústria criativa”, destaca o deputado.
De acordo com a justificativa, a cultura é um elemento fundamental para a construção da identidade de um povo. Ao valorizar e promover a diversidade cultural se está contribuindo para o desenvolvimento artístico, o fortalecimento das expressões culturais locais, a preservação do patrimônio cultural e o estimulo à produção artística e cultura.
Ainda no texto da justificativa, por meio do diálogo entre parlamentares, especialistas, sociedade civil e gestores públicos, é possível identificar desafios, propor soluções, elaborar leis e direcionar recursos para o desenvolvimento do esporte, cultura e lazer. ”Uma frente parlamentar atuante poderá garantir a implementação de políticas adequadas, o monitoramento de sua execução e a avaliação dos resultados alcançados. Podemos assim fortalecer essas áreas”.
A Frente Parlamentar terá prazo de validade de dois anos ou até que se atinja o seu objetivo, podendo ser prorrogado por igual período e será composta por cinco parlamentares sendo um coordenador-geral, um vice coordenador e três membros. A função de coordenador-geral será desempenhada pelo deputado Pastor Oliveira.
Deixe seu comentário
Publicidade