Projeto de férias incentiva leitura com diversão a alunos da rede municipal de ensino
Projeto visa fortalecer a alfabetização de alunos dos 2º e 5º anos da rede municipal de ensino por meio de metodologias lúdicas
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) deu início, nesta segunda-feira (10), ao projeto “Férias de Verão, aprendizagem e diversão”. Ocorre, simultaneamente, em 15 escolas polos, de 10 a 21 de julho, e beneficia 300 alunos da rede municipal de ensino que apresentam alguma dificuldade na alfabetização.
De acordo com a secretária municipal de Educação de Macapá, Monick França, a programação é voltada para o fortalecimento da alfabetização de forma lúdica. A meta é que as crianças possam aprender brincando, se divertindo e interagindo com estudantes de outras unidades escolares, próximas das escolas polos.
“Para além desse processo de alfabetização e diversão, a gente compreende que este é um momento de integração da rede como um todo, alunos, diretores, professores, coordenadores e estagiários. É uma grande união de esforços em prol da educação de nossas crianças”, ressaltou a secretária.
Cerca de 50 profissionais estão envolvidos diretamente no projeto. A professora Izete Souza, de 43 anos, da Emef Campina de São Benedito (Pacuí), fala da sua contribuição nessa iniciativa. “É muito satisfatório poder somar com esse projeto da Semed. Vamos dar o melhor de nós como professores, para que essas crianças possam avançar no aprendizado sem que deixem de se divertir nas férias”, disse a professora.
Uma das escolas onde ocorre a programação é a Emef Maestro Miguel, no bairro Perpétuo Socorro. Lá, quem animou as crianças foi o artista Fábio Nescal, mais conhecido por Tio Nescal. A brincadeira em destaque foi o festival de música, na qual o aluno que adivinhasse qual música o desenho se referia e soubesse cantá-la, levava um prêmio.
Nessa brincadeira, quem levou a melhor foi a pequena Anna Luyza, de 7 anos, estudante do 2º ano. Ela contou que está adorando a ideia de vir para a escola brincar e aprender. “Hoje eu cantei, dancei, pulei e brinquei com os meus amigos. Ah, eu também li histórias na sala de leitura”, falou, empolgada.
As atividades acontecem em 15 escolas polos, nas salas de aula e em outros espaços como sala de leitura, biblioteca, refeitório, com uma rotina pedagógica organizada das 8h às 11h45, incluindo intervalo para a merenda.
Escolas Polos do projeto Férias de Verão:
Emefs Wilson Malcher, Esforço Popular, Raimundo Alencar, Neusona, Maria Bernadete, Caetano Dias Tomaz, Roraima, Raimunda de Lima Guedes, Maestro Miguel, José Duarte, Amapá, Odete Lopes, Sandra Tolosa, Lúcia Neves Deniur e Antônio Barbosa.
Deixe seu comentário
Publicidade