Estudante da rede pública será o único representante do Norte em intercâmbio na Índia
Governador Clécio Luís conversou com Gabriel Covre e falou sobre a importância de dividir a experiência com outros jovens
O governador do Amapá, Clécio Luís, recebeu no Palácio do Setentrião um estudante da rede pública que vai participar de um intercâmbio na Índia, onde terá contato com iniciativas de impacto social e sustentável. Gabriel Covre, de 17 anos, foi o único representante do Norte do país para o programa AFS Global STEM Academies, que recebeu mais de 6 mil inscrições pelo mundo.
Gabriel é estudante do curso técnico em Mineração, do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap). Ele foi aprovado no processo de seleção on-line no início do ano, com apresentação de carta e entrevistas na língua inglesa. Desde então, já participou de encontros pela internet, onde desenvolveu habilidades de competência global, impacto social e sustentabilidade.
Os beneficiados com a bolsa integral, como é o caso de Gabriel, são descritos como cidadãos globais ativos, motivados em ajudar a resolver alguns dos maiores desafios globais da atualidade, como mudança climática e transição energética.
“Cresci vivenciando a construção da hidrelétrica de Belo Monte no Pará e aqui conheci a história da mineração e toda a matriz energética do Amapá. Acho que isso foi um dos motivos de eu ter sido escolhido, porque essas condições influenciaram minha trajetória. Esse é um intercâmbio cultural, que busca atingir as metas da agenda da ONU. Antes de ir para a Índia, tive 12 semanas de encontros pela internet, onde aprimorei o meu inglês e conheci pessoas do mundo”, descreveu Gabriel Covre.
Entre os 180 selecionados para o programa em 2023, Gabriel é um dos 16 estudantes do Brasil que embarcam para a Índia, onde terá uma série de atividades durante 4 semanas. A visita ao gabinete do governador ocorreu na terça-feira, 11.
“Certamente, ele vai ter uma experiência inesquecível na Índia e vai voltar para dividir o que viveu com outros jovens. Queremos gerar um bom futuro e o Gabriel já começou a fazer isso sozinho, com ajuda da família. A gente torce para que dê tudo certo e que sirva de inspiração para outros amapaenses”, afirmou o governador Clécio Luís.
O estudante deveria cumprir outros requisitos, como, por exemplo, não ter reprovações, possuir nível intermediário em inglês e ter bom desempenho em componentes curriculares de ciências, química, física e matemática. Ele foi estimulado a participar do processo seletivo por outro estudante, Vitor Gabriel, que já participou do programa em outra edição.
A bolsa de estudos inclui hospedagem, alimentação, passagem, despesas com deslocamento, seguro médico internacional, passeio cultural, dentre outros benefícios custeados pelo próprio programa.
Do encontro também participaram os secretários Lucas Abrahao, de Relações Internacionais; e David Covre, de Infraestrutura; além da mãe de Gabriel.
“No processo seletivo, ele descreveu como é a vida dele no Amapá, e acho que isso chamou a atenção, porque aqui é um estado rico e diferente do que tem no mundo. Sempre digo para ele que tem que aproveitar as oportunidades. A gente não sabe o que vai ser do futuro e o jovem precisa viver, estar envolvido no que é importante e criar a sua própria bagagem do mundo. É uma experiência que eu acho que vai acrescentar muito na vida dele”, pontuou a mãe de Gabriel, Eliene Belique.
Deixe seu comentário
Publicidade