Comitiva do Amapá participa da Semana de Intercâmbio de Mandiocultura na Bahia
Como parte da programação, os participantes conhecerão nova abordagem para multiplicação de plantas básicas de mandioca
Uma comitiva do Amapá vai participar, no período de 25 a 28 deste mês, da Semana de Intercâmbio sobre Rede Reniva e Mandiocultura, em municípios da Bahia que se destacam na produção de mandioca e derivados. A programação é realizada pela Embrapa Mandioca e Fruticultura, localizada em Cruz das Almas (BA), e faz parte da continuidade das ações do Programa de Modernização da Cadeia Produtiva da Mandioca no Estado do Amapá, lançado em janeiro deste ano, em Macapá (AP).
De acordo com o analista de transferência de tecnologias da Embrapa Amapá, Walter Paixão, o objetivo do intercâmbio técnico é proporcionar à equipe conhecer de perto ações de campo e agroindustriais vinculadas à Rede Reniva, e ampliar conhecimentos sobre a cultura da mandioca. Além do analista, participarão do evento o colaborador Jordan Picanço Costa, contratado pelo Sebrae para atuar com a equipe da Embrapa; o gestor do Projeto Mandiocultura do Sebrae, Reginaldo Macedo; o pesquisador do Instituto Estadual de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá, Marcelo Carin; e os produtores maniveiros Paulinho Freitas e Jean Silva.
A semana de intercâmbio será conduzida pelos analistas Hermínio Souza Rocha e Helton Fleck da Silveira, da área de transferência de tecnologias da Embrapa Mandioca e Fruticultura. Como parte da programação, os participantes conhecerão nova abordagem para multiplicação de plantas básicas de mandioca, durante apresentação de Hermínio Rocha, ainda em Cruz das Almas. Também está programada uma visita técnica à Biofábrica da Bahia, localizada no município de Itabuna (BA), onde serão detalhadas as etapas da multiplicação de mudas e mini estacas de mandioca.
A visita à Cooperativa de Produtores Rurais (Coopatan), no município de Presidente Tancredo Neves (BA), será realizada na quinta-feira, 27/7, quando serão mostrados cultivos e beneficiamento de mandioca alternada com banana da terra. No último dia da programação, os participantes conhecerão de perto o Banco Ativo de Germoplasma de mandioca instalado na Fazenda Experimental da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), sediada em Cruz das Almas. Neste ambiente, a ação será conduzida pelo professor Marcos Silva, referência em técnicas e tecnologias para cultivo da mandioca com baixo impacto na qualidade dos solos. O intercâmbio será encerrado com uma palestra da pesquisadora da Embrapa, Luciana Alves de Oliveira, abordando aspectos sobre processamento de mandioca.
Deixe seu comentário
Publicidade