Política

Antônio Furlan anuncia entrega da primeira UPA do Município de Macapá

Prefeito da capital também se refere à maior obra de assistência social de todos os tempos no município e à construção de conjunto habitacional


Douglas Lima
Editor

Hoje dispondo de duas unidades de pronto atendimento, zona norte e zona sul, ambas pertencentes ao estado, Macapá, no início de agosto, passará também a contar com a sua primeira UPA municipal, a ser entregue pelo prefeito Antônio Furlan, juntamente com a UBS Lélio Silva, revitalizada.

A informação foi dada pelo próprio gestor macapaense, na manhã desta terça-feira, 25, em entrevista exclusiva ao Sistema Diário de Comunicação, através do programa LuizMeloEntrevista (Rádio Diário FM 90, 9), quando fez um breve relato de sua administração.

O Ministério da Saúde qualifica Unidade de Pronto Atendimento (UPA) como estabelecimento pertencente à Rede de Atenção às Urgências com o objetivo de concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Samu.

 

O prefeito Furlan explicou que a revitalização da Unidade Básica de Saúde Lélio Silva, no bairro Buritizal, zona sul de Macapá, está praticamente concluída, e que ainda não foi entregue para a população em virtude da UPA municipal estar na fase dos últimos detalhes, mas que no início de agosto as duas obras serão inauguradas.

Na entrevista, o gestor da capital também anunciou o projeto do Centro de Cuidado à Criança e ao Adolescente (Occa). Segundo ele, o Occa será a maior obra de assistência social que Macapá terá, em todos os tempos, reunindo várias atividades num só local. Destinado a crianças, o Centro dará assistência social, esporte, lazer e cultura.

Antônio Furlan, em linhas gerais, pontuou que não tem um setor da administração pública municipal que possa apontar como prioridade, mas que “a joia da coroa” é a assistência que a prefeitura vem dando a pessoas portadoras do espectro autista. Desde que o TEAtendemos foi implantado, o serviço já atendeu 2.700 pessoas com expedição de laudo.

O prefeito também está muito satisfeito com a pavimentação das ruas da cidade e a criação de binários, sete ao todo, o que tem dado maior mobilidade à cidade, cuja população, por tabela, ainda vem sendo beneficiada com 32 quilômetros de calçadas construídas.
Tendo a primeira-dama do município, Rayssa Furlan, à frente, a Secretaria de Mobilização Popular é apontada pelo gestor como de grande atuação, conseguindo levar serviços às pessoas em locais da cidade e do interior.

O prefeito Furlan revelou que o grande parceiro da Prefeitura Municipal, na programação do Macapá Verão, é a iniciativa privada, que tem propiciado espetáculos com a presença de cem mil a duzentos mil espectadores. “Nunca tivemos um julho tão vivo como este”, ressaltou, para anunciar a última atração, a Banda Parangolé, prometendo depois prestar contas do evento em todas suas vertentes – sociais, econômicas e culturais.

Antônio Furlan falou da importância do Centro de Especialidades ‘Dr. Papaléo Paes’, que concentra inúmeros atendimentos, incluindo cardiologia e odontologia, bem como atendimentos infantis e da mulher, centro de diagnóstico, imagens, tomografia, contrastes, mamografia e densitometria, entre outros. Ele criou cinco novas unidades básicas de saúde e ampliou três.

Em sua administração, o prefeito Furlan subiu o número de creches, de cinco para 12, reformou 22 escolas. A educação do município de Macapá é uma das quatro das capitais do país mais bem avaliadas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O relacionamento com os professores é muito bom.

Na entrevista, o prefeito Antônio Furlan declarou que desde 2021 a gestão de Macapá destrava o agronegócio e a agricultura familiar. Ilustrando, ele registrou que em todo o estado do Amapá há seis mil hectares de soja plantada, cinco mil somente no município.

Após discorrer acerca de outras realizações de seu governo, Antônio Furlan, recentemente avaliado o melhor prefeito do Brasil, com 81,4% de aprovação popular, anunciou que no terreno que cabe à Prefeitura Municipal de Macapá, na rodovia Norte/Sul, no bairro Alvorada, está sendo projetada a construção de um conjunto habitacional com quinhentas moradias.


Deixe seu comentário


Publicidade