Nota 10

Verão Underground reuniu diversas pessoas em shopping de Macapá

Evento ofereceu 12 horas de diversão e cultura no Amapá Garden Shopping


A segunda edição do Verão Underground está movimentando a capital do Amapá com 12 horas de pura diversão e cultura. O evento faz parte do Macapá Verão, realizado pela Prefeitura de Macapá, e no sábado (29), no Amapá Garden Shopping, o Verão Underground iniciou com o Verão Ink, CosDay e Verão Gamer, atraindo centenas de pessoas para as atividades.

Os participantes podem fazer flash tattoo, competir em campeonatos de E-sports, se fantasiar de seus personagens favoritos e curtir shows de bandas locais.

 

No “Verão Ink”, os amantes de tatuagem tiveram a oportunidade de escolher entre 192 vagas para realizar uma tattoo. O evento contou com 16 tatuadores da Norte Rock, e os participantes escolheram seus modelos de tatuagem preferidos.

“Eu sempre quis fazer uma tatuagem, mas nunca tive coragem. Quando vi que ia ter o Verão Ink, resolvi aproveitar a chance e me inscrevi. Escolhi um desenho de uma onça no braço e adorei o resultado”, disse Karen Melo, 23 anos, estudante.

Para os apaixonados por jogos eletrônicos, o “Verão Gamer” ofereceu competições de E-sports. Os jogadores puderam participar dos campeonatos de Free Fire, FIFA 23 e FOOTBALL 2023 nas categorias Mobile e Console, proporcionando emoção e disputas acirradas. O Verão Gamer foi organizado pela Federação Amapaense de E-sports (FEAPEE), em parceria com a Fumcult.

O “CosDay 2023” celebrou a cultura cosplay e os fãs de personagens de diversos meios de comunicação. Os participantes puderam desfrutar de concursos, desfiles, jogos e karaokê, tudo organizado pelo grupo Amapanime, com o apoio da Fumcult. O oferece concursos de cosplay nas categorias: Cospobre, CosDuo, Cosplay Tradicional e CosKid (crianças até 12 anos). Para muitos essa é a hora de soltar a criatividade para homenagear aquele personagem preferido.

“Eu sou fã do anime Mo Dao Zu Shi e vim fazer cosplay do meu personagem favorito Lan Wangji. Eu fiz a roupa toda sozinha e estou muito feliz com o resultado. Vou participar do concurso de cosplay tradicional e espero ganhar”, contou Wirna Duarte, que estava caracterizada como a protagonista da série chinesa.

O CosDay 2023 também contou com uma feirinha onde os visitantes puderam comprar produtos relacionados ao universo geek, como camisetas, canecas, chaveiros, adesivos e muito mais.

O casal de empreendedores Adriano Araújo e Chrissie Wellen trouxe sua loja Wanny Moon para exibir seus produtos na feirinha. “Nós somos apaixonados por animes e games e criamos nossa loja para oferecer produtos personalizados para esse público. Estamos muito felizes em participar do CosDay e ver a receptividade das pessoas”, afirmaram.

“A edição 2023 do Macapá Verão foi pensada para todos os públicos, do lazer ao esporte. Este ano, pela segunda vez, fechamos parcerias para ofertar um evento underground que chama a galera alternativa desde a tatuagem, ao concurso de cosplay e campeonato de games”, destaca o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), Olavo Almeida.

Outros eventos

Outro evento que agitou a área do estacionamento do Amapá Garden Shopping, na zona sul da capital, foi os eventos “Égua do Festival” e o “Encontro de Bateras”. Os dois eventos integram o Verão Underground, projeto que reúne uma programação cultural e artística diversificada, com música, capoeira, games, entre outras atrações.

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan passou pelo palco, enquanto a banda Chocolate com Pipoca se apresentava, e destacou o Macapá Verão como o maior evento de todos os tempos e que abraça todos os públicos e segmentos artísticos e culturais. “É um prazer ver nossas crianças aqui, curtindo este sábado dançando e brincando. Isso é muito importante para a educação e formação do caráter desses pequenos”, ressaltou o prefeito.

Égua do Festival é organizado pela empresa Norte Rock e segundo o produtor cultural Paulo Pontes, coordenador do evento, o projeto surgiu da necessidade de homenagear a cultura nortista, a começar pelo nome, que traz uma expressão bastante utilizada pelo povo dessa região. “Os artistas que tocam neste festival, e em sua maioria, apresentam os ritmos da cultura amapaense, como Yes Banana, Negro de Nós, Mauro Cotta, Chocolate com Pipoca, Pinducos e os Djs Insane e Diogo”, citou o coordenador.

O servidor público, Marcio Galvão, de 41 anos, veio com a família prestigiar o evento. “Trouxe meu filho e minha sobrinha para curtirem a atração infantil e estou aproveitando o momento em companhia deles e da minha esposa”, disse o servidor.

O evento contemplou o empreendedorismo amapaense com barracas de comida, bebidas, sorvetes, roupas, artesanato e outros produtos e serviços, tudo voltado para a cultura local.

A empreendedora Débora Ferreira, de 41 anos, trabalha com produtos regionais, especificamente, com os molhos com pimentas. Ela conta que começou este negócio no fim de 2020, durante a pandemia. Por conta do isolamento, na época, ela teve de fechar as portas de sua empresa de xerox e plastificação e precisou se reinventar, foi quando teve a ideia de trabalhar com os molhos, por perceber que é algo muito consumido pelas pessoas em Macapá.

“Eu amo levar os meus produtos para os eventos, porque interajo com o público. A gente está tendo a oportunidade de vender em vários locais de Macapá”, disse a empreendedora, que sempre entrega cartões de visita aos clientes para que possam pedir suas encomendas também pelo telefone.

Enquanto as bandas se apresentavam no “Égua do Festival”, em outra área do estacionamento, 30 bateristas aqueciam suas baquetas e pedais para o “Encontro de Bateras”, onde mostraram criatividade e talento, atraindo um grande número de pessoas e amantes das batidas inconfundíveis desse instrumento de percussão.

Jader Seabra, presidente do Instituto Baluarte da Amazônia e coordenador da 2ª edição do “Encontro de bateras” dentro do Macapá Verão, ressaltou que este é o maior evento do estado, reunindo bateristas, onde é possível destacar vários ritmos e gêneros musicais. Seabra ainda destacou que este encontro busca promover e difundir a cultura musical nessa vertente.

O evento é uma janela para jovens talentos como o pequeno Gabriel Willian, de 12 anos. Ele conta que começou a se interessar pelo instrumento, já aos 2 anos de idade, se tornando baterista profissional aos 6 anos. O garoto mostra uma desenvoltura de gente grande com as baquetas e os pedais, dando um verdadeiro show para o público. “O ‘Encontro de Bateras’ é a realização de um sonho meu”, comentou o menino.


Deixe seu comentário


Publicidade