Política

Convenção vai eleger Acácio Favacho presidente estadual do MDB no Amapá

A convenção do partido está confirmada para esta quinta-feira e Acácio encabeça a única chapa registrada


 

Paulo Silva
Da Redação

Em convenção marcada para esta quinta-feira (3), o deputado federal Acácio Favacho será eleito presidente do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) no Amapá para o biênio 2023-2025. Atualmente Acácio é o presidente da comissão provisória estadual do partido, depois do fim da gestão do ex-senador Gilvam Borges, e a chapa encabeçada por ele foi a única registrada com base no edital.

 

A convenção marcará a escolha de membros dos órgãos partidários do estado do Amapá, para 2023/2025. Haverá eleição por voto direto e secreto, do diretório estadual que será constituído de 45 membros titulares e de 15 suplentes; comissão de ética e disciplina, constituída de sete membros titulares e sete suplentes; delegados à conveção nacional, sendo cinco titulares e cinco suplentes.

 

O edital estipula o horário das 14h às 15h30min para a realização de convenção dos órgãos e delegados; eleição, por voto direto e secreto, dos membros da comissão executiva estadual e conselho fiscal do Movimento Democrático Brasileiro do Amapá será realizado da 16h às 17h.

 

A data limite para requerimento de registro de chapa encerrou no dia 26 de julho. A chapa inscrita deveria observar o percentual mínimo 30% de participação feminina. Além disso, o requerimento de inscrição de chapa deveria ser subscrita por no mínimo 5% dos convencionais, e cada chapa deveria indicar à comissão provisória estadual um representante para atuar como fiscal no processo eleitoral.

 

A reportagem apurou que o ex-senador Gilvam Borges não se desfiliou do partido, e que Geovani Borges, ex-prefeito de Santana e delegado do partido pelo município, tem direito a voto na convenção. Os dirigentes atuais do diretório estadual do MDB, no total de sete, foram indicados pela direção nacional da legenda, e eles poderão votar na convenção. O diretório municipal do MDB de Macapá já é presidido pela ex-deputada estadual Francisca Favacho, mãe de Acácio.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade