Disney Silva define plano de trabalho para 2015 com artistas e
Secult dispõe de r$ 10 milhões para investimentos
Artistas e produtores culturais lotaram o Centro de Difusão Cultural Azevedo Picanço, em Macapá, na quinta-feira, 8, para participar da primeira reunião promovida pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com a finalidade de apresentar o seu novo titular, Disney Silva, e fazer um primeiro contato de esclarecimentos, tanto por parte do secretário quanto da classe ao novo gestor.
Entre as pautas tratadas estavam a real situação orçamentária da secretaria, a descentralização dos recursos da Secult e a efetivação das políticas estaduais e municipais de cultura do Amapá.
“Não é necessário somente fomentar a cultura, mas também construir políticas culturais através de um sistema em fundos municipais e estaduais. Como faço cultura, há mais de 35 anos, temos conhecido e sofrido na pele o tratamento que os secretários de estado da Cultura têm dispensado aos artistas e produtores amapaenses, porém hoje isso acabou. Essa é uma primeira conversa que tive com os agentes culturais para sabermos como andam todos os lados, da gestão e da categoria”, informou Disney.
A orientação do secretário é a de que todos os setores culturais tenham consciência de que todos são importantes, e que todos os municípios precisam ser atendidos, logo, os recursos da secretaria, que contará com cerca de R$ 10 milhões para 2015, deverão ser usados de forma consciente, para que nenhum seja mais beneficiado do que o outro.
“Quero fazer um pacto com a classe para que neste primeiro momento possamos parar de pensar só no projeto da gente e que comecemos a pensar em conjunto, de forma coletiva, para que todos sejam beneficiados não só entre as categorias, mas em todos os municípios”, explicou o secretário.
Deixe seu comentário
Publicidade