Polícia

Policial penal e 12 detentos ficam feridos em rebelião no Iapen

Confusão se deu quando presos que jogavam futebol durante banho de sol se recusaram a retornar para celas


 

Elen Costa
Da Redação

 

Um policial penal e 12 detentos ficaram feridos em uma rebelião que aconteceu na tarde desta quinta-feira, 17, no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), na rodovia Duca Serra, zona oeste de Macapá.

 

Segundo informações, o motim ocorreu no pavilhão Provisório I (P1), quando os internos se recusaram a retornar para suas celas, após confusão no jogo de futebol, durante o banho de sol.

 

 

Seis presos foram alvejados com disparos de arma de fogo. Os demais foram atingidos com armas não letais.

 

Os feridos, levados para atendimento no Hospital de Emergência (HE), depois foram conduzidos para o Ciosp do Pacoval para que fossem tomadas as providencias cabíveis.

 

 

Por meio de nota, a direção do Iapen disse que a guarda interna da cadeia, formada por policiais penais, foi acionada para suspender o banho de sol no pavilhão, em virtude de um confronto entre detentos que jogavam.

 

A ação policial enfrentou resistência por parte dos presos, que começaram a ameaçar os agentes. Eles arremessaram pedras e, inclusive, usaram uma arma de fogo para impedir o trabalho dos policiais.

 

 

Na confusão, um policial penal foi atingido no rosto por uma pedra.

 

Ainda segundo a direção do Iapen, a equipe, seguindo o protocolo de segurança e fazendo o uso escalonado da força, conseguiu controlar a situação em poucos minutos.

 

Foi realizada a contenção dos presos e uma revista geral no pavilhão em busca de ilícitos. Nas buscas, o revólver com a munição deflagrada foi encontrado dentro de uma das celas.

 

O Pavilhão P1 abriga presos provisórios que aguardam julgamento.

 


Deixe seu comentário


Publicidade