Polícia

Ocupantes de helicóptero desaparecido no Tumucumaque dão sinal de vida em comunicado de rádio

GTA do Amapá, GTA do Pará e a Força Aérea Brasileira se preparam para fazer resgate


 

Após três dias de buscas, os três ocupantes do helicóptero desaparecido no Parque do Tumucumaque, quarta-feira, dia 16, deram sinais de vida em comunicação de rádio com uma aeronave de buscas, neste sábado, 19.

 “Eles [sobreviventes] já estavam cansados, mas conseguiram, de alguma forma, fazer contato via rádio e passaram a localização. A equipe de busca já está com a localização exata dos tripulantes, uma área de mata densa, muito fechada. Eles reportaram que estão bem, o que é mais importante”, anunciou o governador Clécio Luís, em entrevista exclusiva à rádio Diário FM 90,9.

Ainda pela manhã uma equipe saiu de área indígena Tiriyó, que fica mais perto do local onde os acidentados estão, para que os três recebam imediatamente atendimento médico e alimento. Uma operação é preparada para que os três sejam trazidos até à capital. Uma tripulação paraense dá apoio ao GTA.

 

Os três ocupantes do helicóptero estavam a serviço do Distrito Especial Indígena (Dsei) Amapá e Norte do Pará. São eles: tenente-coronel Josilei Gonçalves de Freitas; um mecânico, chamado Gabriel; e o engenheiro da Funai, José Francisco Vieira.

Segundo o comandante Pinon, que atua no resgate através do GTA, a aeronave ainda não foi recuperada, mas já se sabe que ela caiu em área de mata densa e próxima a um rio. “Ela está no meio de um vale. Você precisa entrar pelo rio Jari e ir por rio durante uns dois dias de barco. Então, é muito isolado. Só conseguimos localizar a aeronave porque eles estão vivos, senão ninguém iria encontrá-la na mata fechada”, explicou.

 

A operação de resgate é complexa, ressalta o comandante, que já atuou em diversas situações parecidas.

 

“Agora o procedimento é ir um helicóptero lá na área e abrir uma área de pouso. Só que, como é uma área de difícil acesso, os tripulantes nossos vão ter que descer de rapel. Enquanto eles abrem a área, o helicóptero retorna para Macapá, e no outro dia os tripulantes serão resgatados”, finalizou o comandante.

*reportagem em atualização

 


Deixe seu comentário


Publicidade