Tripulantes encontrados após 3 dias na mata desembarcam no aeroporto de Macapá
Familiares aguardavam os três sobreviventes no Hangar do governo do estado
Os três tripulantes que estavam no helicóptero que sumiu em área de mata no Parque do Tumucumaque, na quarta (16), foram encontrados neste sábado (19) e, após receberem os primeiros atendimentos ainda na região onde estavam à espera de resgate, já foram trazidos para Macapá.
Familiares aguardavam os três sobreviventes no hangar do governo do estado, que chegaram por volta das 15h. As informações iniciais indicam que foi possível localizá-los por contato via rádio e também ‘sinal de fumaça’ para chamar atenção das equipes que sobrevoavam a mata.
O comunicado foi recebido pelo piloto Frank Pinon, experiente agente do Grupo Tático Aéreo (GTA) do Amapá, conhecedor da área onde o helicóptero deixou de fazer contato. O piloto fazia a varredura da área com a equipe do Grupo Aéreo do Pará.
“Por volta das 9h ouvimos o pedido de ‘mayday’ via rádio e checamos o pedido de socorro. O coronel Gonçalves se identificou e relatou que estava perdido na mata há 4 dias. Logo após, ele fez um sinal de fumaça e conseguimos avistar, todos os tripulantes com vida”, destacou Pinon.
Os três tripulantes são o tenente-coronel Josilei Gonçalves de Freitas; um mecânico, chamado Gabriel; e o engenheiro da Funai, José Francisco Vieira. Eles estavam em área entre os municípios de Pedra Branca e Serra do Navio, no Parque do Tumucumaque, próximos ao rio Iratapuru, o que ajudou eles a manterem a hidratação ao longo dos dias.
A aeronave foi localizada em um vale de difícil acesso, sendo necessário pegar barco por dois dias via Laranjal do Jari para acessá-la. Ainda não é possível saber o que houve com o helicóptero.
Desaparecimento
De acordo com a Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, a equipe fazia inspeção de pistas de pouso na região do Parque do Tumucumaque e áreas indígenas, e decolou do polo base Bona, na aldeia Maritepu, às 12h e deveria ter chegado em Macapá às 14h da última quarta-feira.
Fotos: Elen Costa e Governo do Amapá
Deixe seu comentário
Publicidade