Governo do Amapá e Instituto Brasileiro de Museus fortalecem ações para preservar espaços dedicados à história do Amapá
Objetivo é ampliar a integração entre os museus amapaenses.
O Governo do Estado e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) fortalecem as ações de valorização dos espaços dedicados a preservar a história do Amapá. Entre as medidas, está a visita técnica aos museus amapaenses para avaliar a maior integração entre as instituições. Outro objetivo é viabilizar a implementação do Sistema Estadual de Museus, que incentiva o desenvolvimento de mais políticas públicas voltadas ao setor.
Entre os museus visitados, estão: Joaquim Caetano, Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), Museu da Fortaleza de São José de Macapá, Museu Antropológico do Curiaú e Museu Sacaca, em Macapá. Também houve visita ao Museu da Base Aérea, no município de Amapá.
“É o momento de apresentarmos os espaços que contam nossa história e aproximar nossas relações. O Governo do Estado tem reforçado o assessoramento técnico dos museus , a política de gestão e jurídica, além de parcerias para a valorização da nossa memória”, reforça a secretária de Cultura do Amapá, Clicia Vieira Di Miceli.
A presidente do Ibram, Fernanda Castro, dialogou com as equipes locais, ouvindo as principais demandas e necessidades. O momento proporcionou um diálogo direto com o Governo Federal.
“Temos possibilidade de potencializar não só a história da região, mas a população que integra a história desse estado”, reforçou a presidente.
A visita tem como destaque um novo momento para os museus, com possibilidade de agregar capacitações e revitalizar os espaços de importância cultural do Estado. Nesta quarta-feira, 23, a equipe técnica do Ibram realiza a primeira oficina de “Plano Museológico”, para reforçar a política de gestão museológica no estado.
“É um momento muito importante para nós, temos confiança que ela irá lembrar deste momento e que todo o Amapá irá ganhar com essa relação de parceria”, reforça o gerente do Museu da Base Aérea, Miller Lobato.
Parceria
O Governo do Estado formalizou um Protocolo de Intenções com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para fortalecer os espaços voltados para a preservação da história e das memórias do Amapá.
Entre as ações previstas com a assinatura do documento, está a implementação do Sistema Estadual de Museus, que incentiva mais integração entre as instituições para desenvolvimento de políticas públicas voltadas aos museus. O protocolo também prevê atendimento de locais mantidos por comunidades e entidades culturais para preservar as memórias.
Deixe seu comentário
Publicidade