Senado celebra aniversário de 80 anos da criação do Amapá
Programação inicia nesta segunda, 11, em, Brasília.
Por iniciativa do senador Randolfe Rodrigues, o Senado Federal vai celebrar, de segunda (11) a quarta-feira (13), os 80 anos do Amapá. A homenagem tem início no Plenário do Senado, onde acontece, a partir das 10h, a Sessão Especial em comemoração aos 80 anos da criação do antigo território federal do Amapá, em 13 de setembro de 1943.
A sessão contará com apresentações culturais amapaenses – como a dança do Marabaixo -, além da execução do Hino Nacional, do hino do Amapá e da canção Jeito Tucuju, apresentados por Patrícia Bastos e Jhimmy Feiches, acompanhados do Coral do Senado e da Orquestra da Escola de Música de Brasília, sob regência do Maestro Joaquim França.
Após a sessão, os convidados acompanharão a apresentação do grupo de Marabaixo Raízes da Favela, em cortejo do Plenário até o Espaço Cultural Ivandro Cunha Lima, no qual acontece a “Mostra Cultural do Amapá” e, ao lado, no Senado Galeria, a“Feira do Selo Amapá no Senado”.
Com o apoio do Governo do Estado do Amapá e do SEBRAE, a mostra reúne 32 empresas de diversos setores, com produtos genuinamente amapaenses que possuem o selo de certificação “Selo Amapá”, que confere destaque a produtos originados em um dos estados mais preservados da Amazônia. A iniciativa “Selo Amapá” foi patrocinada e articulada pelo mandato do senador Randolfe Rodrigues. Os materiais poderão ser vistos pelo público até o dia 13, quarta-feira, no Senado Galeria e no Espaço Cultural Ivandro Cunha Lima, das 10h às 19h.
Também na quarta-feira (13), data em que o Amapá completa 80 anos, está prevista a votação da PEC nº 7/2018, de autoria do senador Randolfe Rodrigues, que reintegra aproximadamente 35 mil servidores e servidoras do ex-território ao quadro da administração pública federal.
Além disso, a partir das 12h, no Restaurante dos Senadores, haverá um menu temático em homenagem ao estado. No menu, o Welcome Drink servido será o Pororoca: suco de cupuaçu com hortelã e jambu. De entrada, os convidados poderão experimentar o Combo Tumucumaque, um quenelle de pirarucu e cubos de tapioca com camarão ao molho taperebá.
O prato principal é formado por duas opções, o Cunani, filé de filhote com camarão-rosa e abacaxi flambados na cachaça jamburana servidos com aligot de macaxeira, arroz e batata palha, ou Pirarucu à senador, filé de pirarucu ao molho de vinho tinto servido com banana-da-terra, arroz com jambu e castanha. De sobremesa, os convidados poderão escolher entre a Taça Marabaixo ou Tiramisu de açaí. O almoço contará, ainda, com apresentação do cantor João Amorim.
No mesmo dia, a partir das 19h, as torres do Congresso Nacional serão iluminadas com as cores do Amapá. Também serão projetadas diversas imagens, retratando características do estado, com grafismo das etnias Wayana/Apalai, Wajãpi, Galibi Maruworno e Karipuna.
Durante a semana, o Amapá também será o foco das programações da TV e da Rádio Senado, que exibirão inúmeras matérias em homenagem aos 80 anos do estado, com a participação de personalidades amapaenses.
Deixe seu comentário
Publicidade