Nota 10

IV Festimap: Macapá sedia o maior festival de música de todos os tempos

Programação Cultural:
Macapá será inundada por sons de todos os estilos e uma grande festa vai celebrar a integração de gente diferente, que fala idiomas distintos, mas que se comunica através de uma linguagem que é universal: a música. A programação cultural do IV Festmap conta com concertos, coral e banda formada por alunos e professores do IV FESTIMAP, como forma de mostrar o que aprenderam.


O estado do meio do mundo, banhado pelo Amazonas, região fronteiriça entre Brasil e França, cujo acesso só se dá por céu ou água, será palco, entre os dias 7 e 16 de julho, do maior festival de música e projeto de intercâmbio musical já visto na história do Amapá. É o IV Festimap – o Festival de Todas as Músicas, que sob a realização da Associação Essência, traz em sua programação uma grade com mais de 20 cursos; mais de 25 professores, sendo em sua maioria provenientes da França, Guyana Francesa, São Paulo, Rio de Janeiro, Holanda, Cuba, mas também do Amapá; além de uma programação cultural especial, com coral em praça pública e orquestras.

Toda a programação, com exceção dos corais na Praça Veiga Cabral e no shopping Garden, serão cobrados ingressos, pois esta é uma forma de arrecadar fundos para manutenção do projeto social da Orquestra Essência, que promove aula de música, gratuitamente, para centenas de crianças e jovens carentes. Projeto, que por sua dimensão social ganhou repercussão nacional e internacional, tendo um de seus alunos, o violinista Abner Campos, participado de concurso internacional, realiza o sonho de tocar na Orquestra Filarmônica de Berlim e participado de programas na TV Globo, como Encontro com Fátima Bernardes.

“Será um grande evento, que reunirá alunos de Macapá, do interior, de outros municípios, da Guyana e da França. Todos os professores virão por meio de parceria, por acreditarem no projeto Essência e por quererem fortalecer o intercâmbio entre nossas fronteiras”, explica o maestro Elias Sampaio, idealizador do festival.

Grade de cursos
Serão sete (7) dias de aula, de manhã e à tarde. A programação de cursos ocorrerá no Colégio Antonio Cordeiro Pontes (antigo GM), localizado na Av. FAB, de 07 a 16 de julho de 2016. Cada pessoa pode fazer até três cursos. A inscrição vai até este domingo, podendo ser feita no colégio ou pelo e-mail festimap2016@gmail.com. É importante ressaltar que o aluno deverá possuir instrumento para as aulas e práticas de conjunto.

Serão ofertados cursos livres nas áreas de sopro, cordas friccionadas, canto e música popular. Sopros: flauta transversal, clarineta, saxofone, trompete, trompa, trombone, tuba. Cordas friccionadas: violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico. Canto: técnica vocal. Música Popular: guitarra, contrabaixo elétrico, piano popular, bateria e percussão. Cursos de Latin jazz, prática de canto coral, prática de banda, prática de orquestra, prática de big band, prática de orquestra latina. (Rita Torrinha)


Deixe seu comentário


Publicidade