Dema prende em flagrante indivíduo por exploração ilegal de madeira
A ação aconteceu no município de Mazagão
Elen Costa
Da Redação
Agentes da Delegacia do Meio Ambiente (DEMA), sob a coordenação do delegado Wellington Ferraz, titular da unidade, que foram destacados para a Operação Guardiões dos Biomas, estavam em diligência afim de constatar área de extração ilegal de madeira, numa região rural do Maracá, em Mazagão, obtida a partir de denúncias anônimas, quando na área em questão, encontraram, em diversos pontos, árvores derrubadas e algumas madeiras beneficiadas.
Ao fazer o mapeamento do local, a equipe se deparou com um caminhão aberto que estava entrando em um dos ramais. Foi feita a abordagem dos três ocupantes que ali estavam, bem como a revista no veículo.
No automóvel, foi encontrada uma motosserra, gasolina e óleo lubrificante. Depois de indagados pelos policiais, um dos homens assumiu que estava indo buscar uma madeira dentro da área de mata e que os outros dois estariam trabalhando para ele.
O indivíduo também disse que poderia levar os agentes até o local exato das madeiras que seriam retiradas, pois já estava próximo. Quando foi questionado sobre a quantidade, o mesmo afirmou que não sabia o valor exato da cubagem, porém avaliava o material em cerca de R$ 8 mil.
Por não apresentarem nenhum Documento da Origem da Madeira (DOF), tampouco da motosserra, os envolvidos foram levados para a delegacia do município, onde foram apresentados para o delegado Victor Souto, para os devidos trâmites legais.
Foi lavrado contra o suposto proprietário da área, um auto de prisão em flagrante pelo art. 46 da 9605/98 e pelo crime de receptação.
A integração entre as diversas delegacias de Polícia Civil (PC)do interior é peça chave no combate aos crimes ambientais no estado.
Deixe seu comentário
Publicidade