IEF busca parceria com órgãos ambientais para realizar ações conjuntas em áreas da Flota
O Instituto Estadual de Florestas (IEF) tem reunido com órgãos de meio ambiente do Governo do Estado para realizar ações conjuntas nas áreas da Floresta Estadual do Amapá (Flota).
Estas ações terão como objetivo monitorar e fiscalizar este espaço, além de capacitar e informar às comunidades que residem nestes locais a respeito das políticas florestais.
Segundo o diretor presidente do IEF, Marcos Tenório (foto), este trabalho será desenvolvido através de um termo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Instituto de Meio Ambiente e Ordenamento Territorial do Amapá (Imap), Polícia Militar, através do Batalhão Ambiental, e a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Meio Ambiente.
“Às vezes, essas famílias não sabem que estão ocupando uma área sem o devido licenciamento, que está queimando ou degradando a floresta. Nesse sentido, pensamos no trabalho conjunto dos órgãos para inicialmente fazermos as ações de cunho informativo e educativo para depois fazermos as devidas intervenções”, informou.
A regularização do licenciamento de terras, atendimento às ocorrências de crimes ambientais e cadastro ocupacional das áreas habitadas por estas famílias são alguns dos serviços que podem ser realizados nos módulos da Flota a partir das ações conjuntas.
“Será uma forma de garantirmos a assistência a essas pessoas que muitas vezes não têm como se deslocar à capital para receber esse atendimento. Todo esse trabalho é complemento de outras ações que já realizamos nestas áreas”, destacou o diretor do IEF.
Atualmente, o IEF tem trabalhado no diagnóstico social nos quatro módulos que compõem a Flota. Esse levantamento identifica o quantitativo de famílias que residem nestas áreas, além de informações relacionadas ao perfil das comunidades das quais elas residem.
O termo de cooperação está em fase de finalização e, a partir da sua publicação, os órgãos montarão o cronograma de ações conjuntas nos módulos que compõem a Flota. A expectativa é que as ações iniciem ainda no segundo semestre de 2016.
A Flota
A Floresta Estadual do Amapá é uma área de vegetação nativa, criada com a finalidade de fomentar o uso sustentável dos recursos naturais no Estado. O objetivo é a exploração dos produtos madeireiros e não madeireiros de forma racional (sustentável). Possui uma área total de mais de 2,3 milhões de hectares e compreende 10 dos 16 municípios do estado (Mazagão, Porto Grande, Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio, Ferreira Gomes, Tartarugalzinho, Pracuúba, Amapá, Calçoene e Oiapoque).
Deixe seu comentário
Publicidade