Nota 10

Lançado edital para garantir proteção ao carimbó

O carimbó é considerado um gênero de dança de origem indígena, porém, como diversas outras manifestações culturais brasileiras, miscigenou-se, recebendo outras influências, principalmente da cultura negra.


O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) abriu edital público para selecionar uma entidade da sociedade civil com quem vai firmar contrato para a adoção de medidas de salvaguarda ao Carimbó, ritmo da dança de origem indígena muito presente no Pará. As inscrições se encerram no dia 4 de agosto e o resultado deve ser publicado dia 16.

A vencedora ficará responsável pela organização de duas atividades: a realização do Encontro Estadual do Carimbó e a manutenção do Comitê Gestor de Salvaguarda do Carimbó.

A ideia é fortalecer e garantir a autonomia dos carimbozeiros para a gestão do patrimônio, no sentido de empoderá-los para a ampliação da participação no campo das políticas públicas. Para isso, o Iphan investirá R$ 75 mil na assinatura do termo de cooperação, que vigorará por seis meses.

Os procedimentos e requisitos necessários para a participação no processo seletivo deverão ser consultados na íntegra do edital, disponível no sítio eletrônico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) www.iphan.gov.br.

O carimbó é uma dança de roda de origem indígena, típica do litoral do estado do Pará, no Brasil. O nome também se aplica ao tambor utilizado nesse estilo de dança, que é chamado de “curimbó”. Uma forma de expressão marcada pelo ritmo e pela dança, sendo, também, uma das principais fontes rítmicas da lambada.

A dança se espalhou também pela Região nordeste do Brasil. O carimbó é considerado um gênero de dança de origem indígena, porém, como diversas outras manifestações culturais brasileiras, miscigenou-se, recebendo outras influências, principalmente da cultura negra.

Peculiar pela batida dos tambores, instrumentos de cordas como o banjo e também chocalhos. Essa expressão cultural da região amazônica se tornou patrimônio Cultural Imaterial do Brasil em setembro de 2014.


Deixe seu comentário


Publicidade