Clécio apresenta relatório sobre enfrentamento à crise climática no Amapá
Para gestor estadual, resposta aos eventos foi “satisfatória”; espera-se situação semelhante para os próximos três anos
Wallace Fonseca
Estagiário
Na manhã desta quinta-feira, 30, no Palácio do Setentrião, o governador Clécio Luís apresentou um relatório da crise climática enfrentada pelo Amapá nos últimos meses e as medidas adotadas pelo governo do estado para amenizar os impactos à população.
Durante a apresentação, estiveram presentes também o vice-governador Teles Júnior; secretário de segurança José Neto; secretária de assistência social Aline Gurgel; coronel Veríssimo, do Corpo de Bombeiros; coronel Adilton, comandante geral da PM; secretário de infraestrutura David Covre e o diretor da Setrap, Valdinei Amanajás, além de outros.
Entre os problemas que atingiram a população amapaense no presente ano, Clécio destacou a seca e a estiagem concomitante, focos de calor e de incêndio, aumento da salinização nas águas do rio Amazonas e maior registro de casos de malária, que começaram no Oiapoque, e se estenderam para outros municípios.
Para o governador, foi obtido sucesso em todos os enfrentamentos. Em coletiva, ele informou que onde houve estiagem foram fornecidas caixas d’água e água mineral; nos casos de salinização, foi feita entrega de água potável, além de testes de processos de dessalinização. “Com a chegada das chuvas, debelamos quase todos focos de incêndio. Segundo o CMB-AP, restam somente dois, mas continuamos o enfrentamento”, disse o gestor estadual.
Ainda acerca das queimadas, foram exibidos vídeos de alguns casos, e segundo a fala de representantes do Corpo de Bombeiros, boa parte delas não são propositais. Muitos focos de incêndio são considerados culposos, como quando um trabalhador do campo começa uma fogueira para eliminar pequenas porções de material, mas devido ao excesso de material orgânico seco dos entornos, acaba saindo do controle.
“Tudo indica que esses fenômenos vão continuar acontecendo por pelo menos mais três anos, devido ao El Niño. Estaremos mais preparados ainda; neste ano nossa resposta foi satisfatória, seja nos enfrentamentos dos incêndios, na área humanitária, na área de equipamentos. Foi um bom enfrentamento”, concluiu o governador Clécio.
Deixe seu comentário
Publicidade