Política

Clécio apresenta ao mundo em torno de mil produtos certificados do Amapá

Governador explicou, na COP 28, que produção é oriunda de modelo artesanal e que precisa de investimentos para chegar na escala industrial


 

Douglas Lima
Editor

 

O governador Clécio Luís deu a conhecer na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), em Dubai, nos Emirados Árabes, que o Amapá já tem certificados em torno de mil produtos, todos em comercialização nos supermercados do estado.

 

Clécio deu a informação de sua participação, na COP, na manhã desta terça-feira, 5, pelo telefone, no programa LuizMeloEntrevista (Diário FM 90,9), destacando que ao apresentar os produtos fez questão de explicar que eles são oriundos de um modelo que mantém a floresta em pé.

 

“Nossos produtos vão do chocolate à madeira”, definiu o gestor, explicando, contudo, que a elaboração é artesanal, estágio que precisa avançar para escala industrial, mas que para isso necessita de investimentos.

 

“Metemos o dedo na ferida. Nós temos a Zona Franca Verde, uma excelente iniciativa, mas que possui impeditivos para aumentar escalas, ganhar o mundo”, disse o governador, para quem a Amazônia existe, não para se poetizar acerca dela, porém para dar condições de vida a quem nela habita.

 

 

O mandatário amapaense exaltou, na entrevista, o presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, desembargador Adão Carvalho, que também se encontra em Dubai, participando ativamente de todos os painéis relativos à região amazônica.

 

“A participação do desembargador Adão é importante porque nós do Amapá, da Amazônia, precisamos formar um consenso, reunindo todos os setores, no sentido de ganharmos força e defender uma Amazônia produtivamente sustentável, mas valorizando e dando condições de vida às pessoas que nela habitam e dela precisam”, defendeu o governador.

 

Clécio Luís, também na entrevista, repetiu que envida esforços políticos para que o Amapá venha a atuar como protagonista na COP 30, que acontecerá em Belém do Pará, em 2025. Lembrou que essa proposta ele apresentou pessoalmente ao presidente Lula, recentemente, em Brasília, durante audiência conseguida pelo senador Davi Alcolumbre.

 

“Entregamos um portfólio ao presidente, que gostou muito e logo chamou o ministro da casa civil, Rui Costa, orientando-o a considerar a proposta e mostrando que a COP 30 tem de ser de toda a Amazônia, não só do Pará”, concluiu o governador.

 


Deixe seu comentário


Publicidade