Secretário de Relações Internacionais e Comércio Exterior do Amapá apresenta ações na Alap
Abrahão detalhou as tentativas para a instalação do duty free ou shopping de fronteira no Oiapoque, a realização da Expofeira internacional e atrativos de investimentos, como o hidrogênio verde e a construção do estaleiro com recursos do capital chinês
Durante a sessão ordinária desta terça-feira (12) na Assembleia Legislativa, a deputada Edna Auzier (PSD) enfatizou a participação da Casa na 28ª Conferência de Mudanças Climáticas da ONU (COP 28) e concedeu espaço ao secretário de Relações Internacionais e Comércio Exterior, Lucas Abrahão, para apresentar a prestação de contas do período de janeiro a novembro de 2023. Ele destacou ações como o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) e a presença na Expo East nos EUA.
Ao detalhar o relatório, Lucas Abrahão destacou dez ações realizadas durante o ano, com ênfase no PEIEX. Na próxima quinta-feira (14), às 19 horas, no auditório do SENAI, o PEIEX certificará 27 empresas.
No mês de setembro, empreendedores do Selo Amapá marcaram presença na Expo East, uma das principais feiras de alimentos naturais dos Estados Unidos, na Filadélfia. A missão prospectiva brasileira, coordenada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), permitiu que empresas amapaenses aprofundassem conhecimentos sobre o mercado americano e estabelecessem conexões estratégicas.
O secretário também abordou a participação do Amapá no Salão de Chocolate de Paris, destacando a promoção internacional do estado para atrair investimentos, gerar emprego e renda, e enriquecer a região. Outro ponto ressaltado foi o fortalecimento do setor madeireiro sustentável com a assinatura de um acordo com o Governo da Região de Marche, na Itália, visando impulsionar o desenvolvimento das cadeias produtivas, especialmente o segmento de móveis de madeira.
Abrahão detalhou as tentativas para a instalação do duty free ou shopping de fronteira no Oiapoque, a realização da Expofeira internacional e atrativos de investimentos, como o hidrogênio verde e a construção do estaleiro com recursos do capital chinês.
Ao concluir, Lucas Abrahão destacou a retomada das relações Amapá-Guiana Francesa/Brasil-França, a participação na COP 28 e a preparação para a COP 30 no Brasil, além do retorno dos transatlânticos ao Amapá. A deputada Edna Auzier elogiou o destaque do Amapá na COP, especialmente na área ambiental, mas ressaltou a necessidade de avançar nos indicadores econômicos, apontando entraves ambientais que impactam o crescimento.
Edna Auzier mencionou as pautas da COP 28, com destaque para a bioeconomia e a transição energética do Amapá. A empresa Florestal foi citada como exemplo de economia sustentável, gerando mais de 300 empregos e exportando madeira certificada para mais de 50 países. A deputada concluiu afirmando que o Amapá é um exemplo de economia sustentável.
Deixe seu comentário
Publicidade