Governo anuncia repasse de R$ 4,5 milhões para escolas de samba
Fruto de emenda do senador Davi Alcolumbre, agremiações carnavalescas recebem fomento em parcela única, para o Carnaval 2024, diferente do ano passado
Wallace Fonseca
Estagiário
O governador do Amapá, Clécio Luís, anunciou nesta quinta-feira, 28, em cerimônia no entorno do Monumento do Marco Zero, o repasse de R$ 4,5 milhões para a realização do Carnaval 2024. O investimento, fruto de articulação do senador Davi Alcolumbre, será repassado para as dez escolas de samba do estado.
Durante o evento de anúncio, estavam presentes, além do governador Clécio e do senador Davi, o vice-governador Teles Júnior; a secretária estadual de cultura, Clícia Di Micelli; presidentes, porta-bandeiras e demais participantes de escolas de samba do Amapá, que também prestigiaram um show de samba.
“É uma parceria que deu certo, que tem um propósito de restabelecer a força e a potência do carnaval amapaense, que sempre trouxe turistas, consumidores e visibilidade aqui e fora do Amapá. É uma retomada que por si só já é a manifestação cultural mais importante do Brasil e uma retomada do ponto de vista econômico”, celebrou Clécio.
“Hoje temos a possibilidade de fomentar essa engrenagem do carnaval, além da cultura, além da nossa tradição, e além da beleza e da grandiosidade que é o desfile, a força das nossas escolas de samba aglutinadas nas ligas das escolas de samba. A retomada do carnaval foi um marco em termos de dar consequências a esse belo encontro das famílias e da tradição amapaense”, disse o senador Davi.
“O senador Davi e o governo do estado têm contribuído para nossa cultura do carnaval amapaense, e hoje, no meio do mundo, damos o pontapé inicial do carnaval de 2024; na verdade é o ponta pé oficial. Esse grande evento de fomento, nada tão justo como fazer este belo evento para as escolas de samba amapaenses”, declarou Alex Pereira, presidente da escola campeã do carnaval, Piratas da Batucada.
Diferente de 2023, quando o fomento foi pago em três parcelas, o governo fará o repasse do valor em parcela única, diretamente às agremiações carnavalescas, por meio da Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap). Neste ano, a gestão estadual resgatou a tradição dos desfiles no Sambódromo, em Macapá, que foi revitalizado, com intervenções na rede elétrica, iluminação, banheiros e novas arquibancadas de ferro.
Deixe seu comentário
Publicidade