Líder de facção é executado na frente de crianças, em Santana
Ataque a Maurício Machado, o ‘Maumau’, foi registrado por câmera de segurança instalada na sala da casa dele.
Jair Zemberg
Da Redação
Por volta das 19h32min dessa sexta-feira, 29, aconteceu um homicídio com características de execução. A vítima foi identificada pelo nome Maurício Machado Ferreira, de 40 anos, vulgo ‘Maumau’.
O crime aconteceu no interior da casa da vítima, localizada na rua Euclides Rodrigues, entre Princesa Isabel e 15 de Novembro, no Bairro Central, distante 17 quilômetros de Macapá.
O homicídio foi todo registrado através de câmera de segurança instalada na sala da casa da vítima, que mostra quando o vulgo Maumau estava sentado no sofá, manuseando um celular, e duas crianças brincando em bicicletas no momento em que quatro bandidos invadem a casa, cada um deles empunhando arma de fogo. Aproximam-se correndo e já atirando no alvo marcado para morrer.
Os quatro indivíduos atiraram várias vezes ao mesmo tempo em Maurício Machado Ferreira, que morreu na hora, sem nenhuma chance de se defender.
Após o crime, os atiradores fogem correndo até ao carro que os aguardava, fugindo em disparada, tomando destino ignorado como rota de fuga.
Depois de acontecido o homicídio foi chamada a polícia. Uma equipe da PM atendeu a ocorrência. Constatou a gravidade dos fatos, acionou o Samu, que chegou ao local, mas o indivíduo já estava morto.
Policiais civis da Delegacia de Flagrante de Santana e peritos da Polícia Científica também chegaram ao local do episódio, onde realizaram todos os procedimentos necessários. Depois, o corpo de Maurício foi removido para o Departamento de Medicina Legal (DML) em Macapá.
Segundo informações dos peritos, Maumau foi alvejado por pelo menos 48 tiros de pistolas calibres ponto 40 e 380. Desses tiros todos, 30 alvejaram as costas, e os demais foram espalhados por todo o corpo da vítima. Na sala da residência, os policiais recolheram mais de 50 estojos de munição deflagradas.
Em revista domiciliar, no quarto de Maurício, que foi assassinado, os policiais encontraram uma pistola calibre ponto 40 com três carregadores e farta munição de diversos calibres.
A reportagem recebeu informações policiais de que Maurício Machado, o Maumau, era um indivíduo líder de facção criminosa com vasta ficha criminal, inclusive por dois crimes de homicídio. Ele teve liberdade domiciliar do Iapen no ano de 2021, e por um longo período fez uso de tornozeleira eletrônica, da qual ficou livre recentemente, mas ainda cumpria pena no regime aberto domiciliar.
“Amigo, eu estava na frente de casa quando os quatro assassinos chegaram. Eles deram logo uma coronhada na minha cabeça; queriam matar somente o Maurício. Infelizmente essa foi a vida que ele queria. A nossa família pedia para ele ir embora de casa, até da cidade. A gente sabia que ele estava marcado para morrer”, falou um irmão de Maurício, à reportagem, sem gravar a entrevista.
O crime de homicídio que vitimou Maurício Machado Ferreira vai ser investigado pela Delegacia de Homicídios de Santana, que inclusive já identificou dois dos quatro indivíduos que fizeram a execução a tiros.
Deixe seu comentário
Publicidade