Política

Clécio é o quinto melhor governador do país, revela pesquisa

Gestor amapaense, que pela primeira vez ocupa o Palácio do Setentrião, sede do governo do estado, prioriza saúde, segurança pública e educação, setores que tiveram avanço considerável neste primeiro ano de administração


 

Douglas Lima
Editor

 

O governador do Amapá, Clécio Luís, está entre os cinco gestores estaduais mais bem avaliados do país, segundo pesquisa divulgada neste sábado, 6, pelo Instituto AtlasIntel, ficando atrás apenas de Ronaldo Caiado (GO), Wanderlei Barbosa (TO), Antonio Denarium (RR) e Jorginho Mello (SC).

 

 

Clécio Luís, mostra resultado da pesquisa AtlasIntel, tem 62% de avaliação positiva de governo. O gestor mais bem avaliado, Ronaldo Caiado (GO), conta com 72%, na frente de Wanderlei Barbosa, do Tocantins, que tem 69%; Antonio Denarium (RR), 66%; e Jorginho Melo, de Santana Catarina, 65%.

 

O governante amapaense, que pela primeira vez ocupa o Palácio do Setentrião, sede do governo do estado, prioriza a saúde, segurança pública e educação, setores que tiveram avanço considerável neste primeiro ano de administração.

 

A gestão de Clécio Luís conseguiu mudar radicalmente a apresentação física do Hospital de Emergência de Macapá, bem como a forma de atendimento no local, antes deficiente em pessoal e equipamentos. O mesmo trabalho foi realizado no Hcal e nos outros estabelecimentos de saúde do governo na capital.

 

Santana, Oiapoque, Porto Grande e Laranjal do Jari em menos de um ano mudaram para melhor os atendimentos de saúde na rede pública estadual. Santana, o segundo maior município do estado, está em vias de contar com o maior complexo hospitalar do norte do país.

 

No setor de segurança pública, com novos métodos de repressão à comunicação de presos no Iapen, o governo do estado conseguiu diminuir a criminalidade fora dos muros da penitenciária, em 50%. As festas de fim de ano não tiveram absolutamente nenhuma ocorrência grave.

 

O governador Clécio, no cumprimento da promessa de campanha eleitoral que o conduziu ao Setentrião, unificou as forças de segurança atuantes no estado, inclusive contando com adesão da Polícia Federal. A medida vem sendo altamente positiva no combate ao crime organizado.

 

Na educação, que apresenta muitas deficiências, o governo Clécio manteve o calendário escolar de 2023, apesar das sequelas decorrentes da pandemia da covid-19, e agora para 2024 amplia o número das séries cujos alunos poderão ingressar no regime de tempo integral e nas escolas de gestão compartilhada com a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

 

Clécio Luís, para fazer a educação do estado fluir melhor, teve que fazer parceria com alguns municípios, experiência que deu certo. Ele explica que o setor não teve grande avanço em virtude do Amapá estar sem receber os recursos do Fundeb, por questões burocráticas, mas que isso está sendo providenciado.

 


Deixe seu comentário


Publicidade