Aumento de casos de covid e malária no Amapá é motivo de preocupação para deputado Dorinaldo Malafaia
“É preciso entender que o Inverno amazônico é propício para essa elevação. Vacinação é importante, cuidado é importante”, orienta o parlamentar
O deputado federal Dorinaldo Malafaia recebeu informações da Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS) sobre aumento de casos de covid-19 no estado, especialmente em crianças.
Há pelo menos quinhentos casos confirmados, e pessoas hospitalizadas, incluindo menores de cinco anos, enfrentando a forma mais agressiva da doença.
Uma das causas do aumento é a falta do reforço das doses, que deve ser administrado pelo menos uma vez ao ano. Em alguns casos, pacientes hospitalizados com covid-19 não receberam nenhuma dose.
“Há uma elevação de mais de quinhentos casos. É preciso entender que o Inverno amazônico é propício para essa elevação. Vacinação é importante, cuidado é importante”, enfatiza Malafaia.
Malária
O deputado Dorinaldo Malafaia destinou R$ 2 milhões, por meio de emenda parlamentar, para aquisição de insumos para ações de combate à malária. O governo federal reconheceu, nessa segunda-feira, 8, situação de emergência para sete municípios do Amapá, devido ao aumento considerável de casos.
Os municípios em situação de emergência são os seguintes: Oiapoque, Macapá, Porto Grande, Santana, Mazagão, Calçoene e Pedra Branca do Amapari. Em 2022, os casos de dengue notificados foram 2.798; em 2023, 4.726, perfazendo percentual de aumento de 89,8%.
“É claro que o governo do estado já entrou com suas equipes, mas eu destinei dois milhões de reais para aquisição de insumos para enfrentamento da malária. Quem não é da Amazônia, não sabe como é essa chaga. Uma criança que tem duas, três malárias, lamentavelmente tem dificuldade de aprendizado”, lamenta o deputado.
Deixe seu comentário
Publicidade