Aves apreendidas pelo Ibama são transportadas de Recife para Macapá
Animais silvestres serão soltos no Amapá depois de resgatadas das mãos de traficantes de aves. Ação é possível por meio de uma parceria entre a Latam Cargo Brasil e o Ibama.
O comércio e tráfico de animais silvestres têm aumentado consideravelmente no país, inclusive o próprio tráfico internacional das espécies da fauna brasileira. Porém, algumas parcerias têm ajudado a evitar que várias dessas espécies ameaçadas de extinção sejam comercializadas de forma criminosa ou até mesmo mortas.
Nesta quinta-feira, 14, a Latam Cargo Brasil, unidade de cargas do Grupo Latam Airlines no Brasil, em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibma), iniciou o transporte aéreo de 16 aves silvestres, sendo seis Araras Canindé (Ara Ararauna), uma Arara Canga (Ara Macao), seis Araras Vermelhas (Ara Chloropterus), dois Tucanos Toco (Ramphastos toco) e um Tucano grande de papo branco (Ramphastos tucanus).
As aves foram embarcadas às 15h no Aeroporto Internacional de Recife (PE), num voo com destino à Brasília (DF), de onde uma conexão traz os animais para Macapá. A previsão de chegada da aeronave no Aeroporto Internacional de Macapá ‘Alberto Alcolumbre’ é de 00h25 de sexta-feira, 15.
Os animais foram resgatados pelo Ibama durante operações de combate ao comércio e tráfico ilegal da fauna silvestre brasileira, e passaram por um trabalho de reeducação para o seu retorno e convívio na natureza.
A parceria entre a Latam Cargo Brasil e o Ibama foi iniciada em 2009 e, desde então, a empresa já ajudou a transportar mais de três mil animais em risco de extinção ou apreendidos em cativeiro ilegal no Brasil.
Deixe seu comentário
Publicidade