Política

Programa de Aquisição de Alimentos deve arrecadar um milhão de toneladas em 2024

Produtores rurais podem vender PAA até setembro; mandioca, hortaliça e coco, entre outros, devem ser os mais adquiridos


 

Douglas Lima
Editor

 

Criado em 2003, o Programa de Aquisição de Alimentos, o PPA, só no Amapá, em 2023, arrecadou 204 toneladas de alimentos, através dos 346 agricultores de todos os municípios.

 

Sobre o programa, o diretor-presidente do Rurap, Dorival Santos, acompanhado de Max Almeida, falaram mais sobre o assunto no programa Ponto de Encontro na Diário FM 90,9.

 

Dorival e Max informaram que o Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA, deve agir em parceria com os agricultores familiares.

“Existe essa obrigatoriedade”, ressalta Dorival. Em suas falas, os entrevistados informaram que o PAA “atende duas pontas”, garantindo a agricultura familiar e a entrega para entidades que combatem a fome.

 

Segundo Dorival, o PAA é um programa de fomento, já que incentiva o produtor rural a fornecer alimentos que posteriormente serão geridos pela Secretaria de Ação Social,  que fará a entrega nas entidades cadastradas

 

“Garante ao produtor a venda de sua produção, o valor recebido pode chegar a até 15 mil reais”, informou Max.

 

Entre os alimentos que serão adquiridos, foram destacado  a mandioca, hortaliças, coco e farinha certivfdada pela vigilância sanitária. O açaí, também citado, enfrenta ainda percalços que dificultam a aquisição do produto. “Quando há manuseio, precisa de certificação”, disse Dorival.

 

Para o presente ano, o Programa de Aquisição de Alimentos deve arrecadar um milhão de toneladas e beneficiar agricultores familiares de todos os municípios do estado.

 

Os produtores rurais devem se dirigir às chamadas feiras e oferecer seus produtos que, segundo Dorival, precisam estar em boas condições para o consumo.

 

Após a comercialização, o agricultor recebe sua nota e as entidades passam a agir para entregar os alimentos para pessoas com vulnerabilidade alimentar.

 

O evento de lançamento oficial do Programa de Aquisição de Alimentos 2024, ainda sem data definida, deve ocorrer a partir de fevereiro. “Não podemos perder tempo”, concluiu Dorival Santos.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade