Josenildo pede que MS envie vacinas contra dengue para o Amapá
No Oiapoque, morte por dengue hemorrágica foi confirmada; aumento dos casos no município já é de 700% em relação a janeiro de 2023
O deputado federal Josenildo Abrantes (PDT-AP) solicitou nesta quinta-feira, 25, ao Ministério da Saúde (MS), a revisão na relação das cidades beneficiadas com a vacina contra a dengue e a inclusão dos municípios do Amapá para receberem os imunizantes.
O parlamentar justifica que de acordo com dados do próprio MS, em 2023 o estado teve aumento de 300% dos casos da doença em relação ao ano anterior, e que em 2024 uma vida amapaense já foi ceifada pela forma mais grave da doença, a dengue hemorrágica.
“Os números são alarmantes, e os efeitos das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti são piores ainda. O governo do estado e as prefeituras têm atuado para evitar mais casos. Porém, além desse trabalho e da colaboração da população, os amapaenses também precisam de acesso à vacina para ampliar essa prevenção, pois o estado vive uma situação de emergência em relação aos casos de dengue”, justificou Josenildo em requerimento enviado para a ministra Nízia Andrade.
Apesar dos esforços do poder público, tanto na esfera estadual, municipais e até de ações provocadas pelo Ministério Público Estadual, o parlamentar destaca as características climáticas do Amapá como um fator favorável para a proliferação de criadouros do mosquito.
“A combinação de chuvas abundantes e temperaturas elevadas durante o período do inverno amazônico favorece o desenvolvimento acelerado do Aedes aegypti, aumentando, assim, o risco de transmissão da doença”.
Em 2023 foram 352 casos de dengue registrados no Amapá, entre janeiro e abril. Em 2024, somente em Oiapoque foram registrados 382 casos suspeitos; desse, 70 foram positivos para dengue.
O Governo do Amapá montou uma Sala de Situação em Oiapoque e emitiu alerta com orientações para a população de todo o estado, a fim de evitar criadouros. No sul do estado, no município de Laranjal do Jari, o MPE expediu ofício à prefeitura para intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypt.
Confira o Ofício:
Deixe seu comentário
Publicidade