PRF participa de ação educativa para crianças com espectro autista
Propósito foi inspirar pequenos a acreditarem em suas capacidades e explorar futuro repleto de possibilidades
Elen Costa
Da Redação
Com o tema “Minha Profissão é Policial”, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Amapá participaram de uma ação educativa promovida pela Clínica Especializada em Autistas.
O propósito foi inspirar crianças com espectro autismo a acreditarem em suas capacidades e explorar um futuro repleto de possibilidades.
As atividades fazem parte do Projeto “PRF Amiga dos Autistas”, que está vinculado ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Novo Viver sem Limite”, que visa a garantia da dignidade, promoção de direitos e ampliação do acesso das pessoas com deficiência à educação, cultura e emprego.
O evento aconteceu no último sábado (27), em colaboração com organizações locais e especialistas em autismo, e proporcionou uma experiência única para as crianças, oferecendo uma visão empolgante do universo policial.
Com a criação de um ambiente inclusivo, as crianças puderam interagir com os policiais, conhecendo de perto a rotina e as responsabilidades desses profissionais.
A abordagem, centrada na mensagem “Você Pode Ser o Que Quiser”, ressoou especialmente para as crianças com autismo, destacando a importância da diversidade de escolhas e trajetórias de vida.
Durante a ação, os policiais compartilharam experiências pessoais e profissionais, enfatizando que cada criança tem o potencial de seguir seus sonhos, independentemente, das barreiras que possam surgir.
Foram organizadas atividades interativas, simulações e demonstrações que permitiram às crianças vivenciar de forma lúdica o papel de um policial. Além disso, houve um diálogo educativo com os pais das crianças com foco na educação de trânsito, com atividades interativas utilizando os óculos simuladores de embriaguez e o etilômetro.
A Polícia Rodoviária Federal disse que a parceria com as organizações dedicadas ao apoio às pessoas com autismo enfatiza o compromisso contínuo de construir pontes entre a comunidade e as forças de segurança.
A ação não apenas impactou positivamente as crianças participantes, mas também fortaleceu a conscientização sobre a importância da inclusão em toda a sociedade.
“Ao criar um evento educativo centrado na empatia e no entendimento das necessidades específicas das crianças com autismo, a PRF contribuiu significativamente para a construção de uma sociedade mais inclusiva, onde todas as crianças são encorajadas a sonhar e acreditar que podem ser o que desejam”, disse o inspetor Klebson Sampaio, superintendente da PRF no Amapá.
Deixe seu comentário
Publicidade