Amapá inicia terceira fase da Operação Mute
Estado reduziu em até 54% os índices de crimes violentos que partem de dentro do sistema prisional
Elen Costa
Da Redação
Dando continuidade às ações integradas de segurança pública entre o governo do estado e o Ministério da Justiça, nessa quarta-feira, 31, foi iniciada a terceira fase da Operação Mute.
A ação visa combater a comunicação ilícita dentro das penitenciárias de todo o Brasil e consiste em incursões táticas e operacionais de agentes nas penitenciárias, com o objetivo de identificar e retirar celulares das unidades prisionais – onde segundo a polícia nascem todos os delitos -, para barrar a comunicação de grupos criminosos e reduzir os índices de violência nas cidades.
As medidas adotadas na nova etapa no Amapá foram apresentadas nesta quinta-feira, 1, pelos representantes da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e da Diretoria de Inteligência Federal.
“Desde a primeira fase tivemos resultados exitosos, mas acho que o destaque tem que ser para a não localização de telefones celulares ou outro ilícito na nova unidade, pois com isso comprovamos que é possível fazer um sistema penitenciário eficaz aqui no estado”, destacou José Neto, secretário de justiça e segurança pública do Amapá.
Segundo dados da Sejusp, o índice de violência oriunda de dentro da cadeia, em especial os crimes de homicídios, reduziu significativamente.
“Inauguramos a Unidade Policial Penal José Eder em setembro do ano passado e um mês depois tivemos uma redução de 54% dos crimes. Fechamos o último trimestre de 2023 melhor que do ano anterior. Então, isso nos deixa convicto de que estamos no caminho certo”, ponderou o secretário.
Os números, ainda segundo a secretaria, mostram que no primeiro mês do ano de 2024 houve redução de 60%, se comparados ao ano anterior. Em Macapá, as mortes violentas, ordenadas de dentro do presídio, caíram até 75%, conforme indicativo da secretaria.
“Nós fechamos janeiro com os melhores índices dos últimos dez anos”, comemorou José Neto. As ações seguem até 2 de fevereiro, sexta-feira.
Deixe seu comentário
Publicidade