Geral

Comitiva da Festa de São Tiago visita igreja em Fazendinha

Comunidade local conheceu um pouco da cultura e religião de Mazagão Velho


A transladação das imagens de São Tiago e São Jorge a Macapá foi marcada por uma visita inédita visita ao distrito de Fazendinha. Os festeiros visitaram a igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que faz parte da Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus.

A recepção foi por conta do padre Jorge Sérgio. Na igreja, uma verdadeira integração religiosa com os visitantes. O Grupo Litúrgico de Mazagão Velho entoou cânticos como o Hino de São Tiago e a banda local fez o acompanhamento musical.

A professora Sônia Malheiros, membro da diretoria da igreja, fez as honras da casa. Ela fez a leitura de um breve histórico da Festa de São Tiago, realizada em Mazagão Velho. Ainda falou da visita dos mazaganenses à Fazendinha.

“A história de São Tiago é de luta, um guerreiro que é um exemplo de heroísmo e fé. Para nós, é uma honra receber nossos irmãos de Mazagão Velho para compartilhar conosco toda essa tradição”, discursou Sônia.

comitivaA Cavalaria de São Tiago ainda fez uma apresentação de “Vominê”, a dança encenada durante a festa, em Mazagão Velho. A ida à igreja em Fazendinha marcou o encerramento do primeiro dia da transladação a Macapá, na terça-feira, 15.

Cerca de 30 pessoas compõem a comitiva, entre integrantes do Grupo Litúrgico, cavaleiros, atiradores e caixeiros. A peregrinação na capital encerra nesta sexta-feira, 15, e a abertura da Festa de São Tiago deste ano acontece no sábado, 16.

A Festa de São Tiago, uma das maiores manifestações cultuais do Amapá, acontece de 16 a 28 de julho, na vila de Mazagão Velho, a cerca de 70 quilômetros de Macapá, e em 2016 completa 239 anos – é realizada desde 1777. Mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto. É realizada pela comunidade local, através da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), com apoio do Governo do Estado e Prefeitura de Mazagão.


Deixe seu comentário


Publicidade