Deputado diz que COP tem que ser da Amazônia, não apenas de Belém
Dorinaldo Malafaia defende Amapá como uma das subsedes da versão 30 da Convenção das Nações Unidas Sobre Mudanças de Clima
O deputado federal Dorinaldo Malafaia (PDT) defendeu nessa segunda-feira, 5, durante a abertura dos trabalhos legislativos na Câmara dos Deputados, que o Amapá seja uma das subsedes da COP-30, que será realizada em Belém do Pará em novembro de 2025.
O parlamentar aponta a necessidade de fortalecer a infraestrutura do evento para além da capital paraense e também no que diz respeito à participação e ao protagonismo dos estados amazônicos para o sucesso da conferência que abordará as mudanças climáticas com diversas delegações internacionais.
“O Pará, Belém, dá conta de sediar uma COP que vai receber o mundo todo? Estamos debatendo inclusive a necessidade de ser uma COP da Amazônia e não necessariamente uma COP de Belém do Pará. Que tenha subsedes como o Amapá, Amazonas. Ou seja, ter uma rede de apoio que possa garantir que essa infraestrutura seja realmente condizente com o evento”, avaliou o deputado.
Dorinaldo Malafaia, que é membro titular da Comissão da Amazônia e Povos Originários da Câmara, também defendeu que o evento enfrente as problemáticas vividas pelos povos amazônidas de ordem social como saúde e infraestrutura, além da pauta do clima. Segundo o parlamentar amapaense, essas são questões que estão interligadas.
“Com que Amazônia nós vamos chegar em 2025? É a Amazônia da malária? É a Amazônia da favelização? Nós temos hoje mais de 20 milhões de pessoas num processo avançado de favelização. Eu acho que são temas importantes pra gente enfrentar. O governo tem que enfrentar esse debate”, diz Malafaia.
O deputado informou ainda que pretende levar o assunto para as comissões do parlamento com o objetivo da região ficar adequadamente preparada para o evento.
“São questões e temas caros que nós vamos ter que nos debruçar neste ano nas comissões. São temas importantes pra gente tratar e chegar bem na COP”, disse.
A Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças de Clima, a COP, reúne anualmente lideranças mundiais para debater soluções para conter o aquecimento global e criar alternativas sustentáveis para a vida na Terra.
Deixe seu comentário
Publicidade