Unidos do Buritizal explora raízes da alegria carnavalesca com viagem pela história do humor e da comédia
Enredo ‘Sorria, você está no Buriti e nessa noite de magia, não há tristeza que eu não transforme em alegria!’ levará humor para a avenida no dia 10 de fevereiro.
O Governo do Amapá, apresenta o enredo “Sorria, você está no Buriti e nessa noite de magia, não há tristeza que eu não transforme em alegria!”, da Escola de Samba Unidos do Buritizal, que vai celebrar a alegria e o espírito carnavalesco em uma viagem pelo mundo da comédia no dia 10 de fevereiro, no Sambódromo, em Macapá.
Com um desfile repleto de cores, música e movimento, o “Azulão”, apelido carinhoso da agremiação, trará para a avenida Ivaldo Veras a história do humor, que vai desde os primórdios dos palhaços até os ícones contemporâneos da risada, resgatando raízes culturais do carnaval e o legado humorístico da comunidade.
Na homenagem, serão lembrados ícones do humor brasileiro como Paulo Gustavo e Chico Anysio, além do grupo “Os Trapalhões” e a dupla de palhaços Patati e Patatá. O ator e comediante britânico, Charlie Chaplin, também será lembrado pelo legado de levar o humor para as telas do cinema.
“Nós vamos fazer uma grande revoada na avenida, e levar muita alegria, pois a essência do carnaval é o sorriso. O nosso enredo fala dessa essência dos foliões, para o brincante que desfila numa escola de samba, ou que sai num bloco, ou que sai em qualquer outro lugar e sempre está cantando uma música de carnaval. Queremos imortalizar este momento com um desfile grandioso e espetacular”, conta o diretor-geral da escola, Marcelo Braga.
Outros carnavais
O Grêmio Recreativo Cultural Acadêmico Escola de Samba Unidos do Buritizal foi fundado em 22 de julho de 1990 por um grupo de professores que se reunia aos domingos na residência da professora Cila França Trindade, a “Tia Cila”, no bairro do Buritizal.
A escola possui grande tradição artístico-cultural envolvendo simpatizantes e toda comunidade local e já revelou grandes nomes para o carnaval amapaense como o carnavalesco, Helton Jucá, e o compositor e intérprete, Ivo Cannuti.
Em busca do primeiro título especial, a agremiação já foi três vezes campeã do Grupo de Acesso, sendo o último título em 2014. Em 2023, com o enredo ‘Ave Cila, a estrela maior da constelação sangue azul, rogai por nós filhos seus’, a Unidos do Buritizal trouxe a saudade e a fé para o Sambódromo.
Ficha Técnica
Diretor-geral: Marcelo Braga ‘Zona Sul’
Brincantes: 1 mil
Alas: 12
Alegorias: 2 carros e 2 tripés
Samba-Enredo
Sorria, você está no “Buriti” e nessa noite de magia, não há tristeza que eu não transforme em alegria!
Compositores: Fadico, Luizinho Moura, Silva Junior e Bruno Costa.
Intérpretes: Bruno Costa e Luizinho Moura.
Traga o seu sorriso!
Vamos viajar
Num mundo encantado de fascinação
A felicidade vai reinar
No “Azulão” a tristeza não tem lugar
Vem ser criança
Deixa essa magia te levar!
Gargalhada voa como aviãozinho de papel
Alegria faz a mente tocar o céu
Riso é remédio, pra nossa Nação
Acalanta o coração
Dizem que sou louco só por ser feliz
“Dançando na chuva”, rindo à toa
Mesmo se o mundo lhe fizer chorar
Sorria, a vida é boa!
Gênios! Fazendo trapalhadas
Nas “redes”, no palco, nas telas!
“Humor é lindo”, razão de viver
Se for pra morrer, que seja de rir
Nessa folia…
Eu sou Buriti!
Quando a Orquestra tocar
A arquibancada tremer
Um mar azul vai tomar essa avenida
Quem vai sorrir por último é o Buritizal
E a quarta-feira será imortal!
Deixe seu comentário
Publicidade