Política

Governo do Amapá e Ministério da Saúde alinham reforço de ações para combater dengue no estado

Governador Clécio Luís participou de reunião virtual com ministra Nísia Trindade


 

O governador do Amapá, Clécio Luís, integrou uma reunião virtual com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, sobre os casos de Dengue, Zika e Chikungunya. O encontro na quarta-feira, 7, também contou com os demais governadores brasileiros, e serviu para alinhar um reforço das ações de combate as doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti.

 

“A gente tem um quadro, em geral, controlado no estado, mas nós temos um foco gravíssimo de surto em Oiapoque, que faz fronteira com a Guiana Francesa, onde está ocorrendo surto de Aroupoche. E tudo que acontece na Guiana Francesa acaba atravessando para o lado brasileiro. Contamos com a força do Governo Federal para fortalecer a ação que estamos realizando, sobretudo na região de fronteira, para enfrentar a dengue”, destacou o governador durante a reunião.

 

O Governo do Estado decretou na última quinta-feira, 1º, situação de emergência em Oiapoque em função dos casos de dengue registrados desde o início do ano.

 

 

Uma ação com três frentes de trabalho foi intensificada no município na semana passada: limpeza de resíduos da cidade; reforço de kits de testagem, do Laboratório de Fronteira e da vacinação; além de envio de mais medicamentos e profissionais da saúde para atendimentos no Hospital Estadual de Oiapoque. A previsão é que os trabalhos continuem por 60 dias, podendo ser prorrogados.

 

Conforme a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), este ano o Amapá já contabiliza 356 pacientes confirmados com dengue entre 983 notificados, chegando à incidência de 40,5 casos a cada 100 mil habitantes. É uma alta de 252,4% em relação ao mesmo período de 2023.

 

Do total de confirmados, 280 são pacientes de Oiapoque (78,65%). É também do município o único óbito registrado pela dengue no período, uma jovem de 26 anos.

 

“Vamos olhar esses pontos de atenção trazidos pelo governador Clécio Luís, inclusive a questão da saúde nas fronteiras tem sido um ponto muito importante na nossa atuação”, disse a ministra Nísia Trindade.

 


Deixe seu comentário


Publicidade