Alvorada festiva marca abertura da Festa de São Tiago 2016
O ponto alto das comemorações acontece nos dias 24 e 25 de julho, em Mazagão Velho
Uma alvorada festiva que ocorreu por volta de 6h deste sábado, 16, marcou o início da Festa de São Tiago em Mazagão Velho – a cerca de 70 quilômetros de Macapá. Os festeiros fizeram uma queima de fogos na frente da igreja de Nossa Senhora da Assunção, além de percorrer as casas dos figurantes que interpretarão os personagens principais das encenações: São Tiago, São Jorge e menino Caldeirinha.
A cada visita, o rufar das caixas e a dança do “Vominê” – a celebração da vitória cristã na guerra – além de salva de tiros. A cada ritual, pedidos para que a festa aconteça da melhor maneira possível.
“Temos a certeza de que cumprimos o nosso papel, que é fazer a festa do Glorioso. Pedimos para que neste ano dê tudo certo”, diz José Silva da Conceição, de 67 anos, um dos tocadores de caixa da alvorada.
A festividade prossegue com extensa programação, que inclui novenas e arraial com leilões e bingos, além dos ritos religiosos e a encenação da batalha entre mouros e cristãos, cujo ponto alto acontece nos dias 24 e 25 de julho. O encerramento será no dia 28, com a festa das crianças.
“Estamos fazendo o possível para proporcionar aos visitantes a melhor recepção possível. Mesmo com as dificuldades, abraçamos o desafio de fazer uma festa mantendo a beleza e a tradição de sempre”, assinala Elton Jacarandá Barreto, presidente da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST).
Festa tradicional que vem da África
Uma das maiores manifestações culturais do Amapá, a Festa de São Tiago é tradição que completa 239 anos – é realizada desde 1777. Foi trazida da África com os primeiros habitantes de Mazagão Velho, que vieram para a Amazônia depois que uma colônia portuguesa no Marrocos foi desativada e transferida para o Amapá.
A festividade mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto. É realizada pela comunidade local, através da Associação Cultural da Festa de São Tiago, com apoio do Governo do Estado e Prefeitura de Mazagão.
Deixe seu comentário
Publicidade