Esportes

Paratleta amapaense Wanna Brito quebra recorde das Américas

Wanna atingiu a marca de 7,66m e deixou para trás o antigo melhor resultado continental, que já era seu, de 7,35m obtidos em junho de 2023


 

A amapaense Wanna Brito, da classe F32 (atletas com paralisia cerebral), bateu o recorde das Américas no arremesso de peso no domingo, 25, no Desafio CPB/CBAT, realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A medalhista de prata no Mundial de atletismo paralímpico de Paris 2023 atingiu a marca de 7,66m e deixou para trás o antigo melhor resultado continental, que já era seu, de 7,35m obtidos em junho de 2023, também no CT, no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de atletismo. A marca, no entanto, ainda necessita ser chancelada pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla inglês).

 

O Desafio CPB/CBAt de atletismo tem a finalidade de difundir e desenvolver a prática da modalidade entre atletas brasileiros com e sem deficiência. A competição é dirigida e organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

 

A etapa deste domingo, primeira do ano, reuniu 114 atletas paralímpicos e 75 olímpicos para competir em provas de pista (100m, 200m, 400m, 800m, 1.500m, 5.000m, e saltos em distância, triplo e em altura) e provas de campo (arremesso de peso e lançamentos de dardo, disco e club).

 

Atletas paralímpicos usaram a oportunidade para melhorar suas marcas. Wanna, por exemplo, também superou seus próprios resultados de 2023 no lançamento de club. No ano passado, a atleta havia tido seu melhor desempenho em abril, no Centro de Treinamento Paralímpico, quando lançou 25,73m. Neste domingo, o melhor lançamento da atleta foi de 25,83m.

 

“Eu amei o resultado de hoje. Porém, quero melhorar ainda mais esta marca. Estou trabalhando muito para isso. É um trabalho muito longo, com uma equipe grande por trás. Não dá para acomodar, ainda mais em um ano paralímpico, em que todos querem estar em Paris. Este ano, o principal objetivo é buscar um pódio nos Jogos”, afirmou Wanna.

 

O Desafio CPB/CBAT foi a primeira oportunidade para que os atletas paralímpicos atingissem o índice mínimo estabelecido pelo CPB para participação no Mundial de Kobe, no Japão, em maio. As próximas duas e últimas chances serão na segunda etapa do mesmo Desafio, no próximo domingo, 3 de março, e o Circuito Nacional Loterias Caixa de atletismo, nos dias 16 e 17 de março.

 

Fonte: CPB

 


Deixe seu comentário


Publicidade