Batalhão Ambiental apreende mais de quatro toneladas de pescado
Ações são decorrência do período de defeso, ora em curso; produtos, segundo oficial, foram encontrados em embarcações de linhas nos portos de Macapá, Santana e Mazagão
Elen Costa
Da Redação
Criado em 1967, através do Código de Pesca, o período de defeso é estabelecido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em todo o país. O calendário da atividade tem o objetivo de auxiliar na reprodução e impedir a extinção das espécies. Essa é a ocasião em que os cardumes nadam contra as correntes, para se reproduzirem.
No Amapá, a proibição da pesca e captura teve início no dia 15 de novembro do ano passado e encerra no próximo dia 15 de março.
Durante as fiscalizações feitas, até o momento, pelo Batalhão Ambiental (BA) da Polícia Militar (PM), em todo o estado, mais de quatro toneladas de pescados já foram apreendidas.
O major Hércules Lucena, subcomandante do BA, contou que os trabalhos têm sido intensificados e que as atuações acontecem de maneira integrada com outros órgãos.
“Já foram quase quatro toneladas e meia de pescados apreendidas em apenas dois meses. Os produtos estavam sem as documentações necessárias, sem as guias de origem, que foram adquiridas de modo irregular nesse período”, divulgou o major.
Os produtos, segundo o oficial, foram encontrados em embarcações de linhas nos portos de Macapá, Santana e Mazagão. Hércules alertou que a unidade policial tenta manter o rigor da Lei para que não haja uma pesca predatória e, futuramente, a extinção das espécies.
“Considero que essa é a forma de garantia do futuro de quem vive desse comércio e, principalmente, de quem consome”, avaliou.
Durante as ocorrências, ninguém foi preso. O pescado apreendido passa por inspeção da Vigilância Sanitária, que faz a averiguação e depois doação imediata para entidades cadastradas no Ibama e no BA.
Além das fiscalizações ambientais, o Batalhão agiu, também, no combate preventivo a outros tipos de crimes. Em meio às diligências os militares apreenderam cerca de oito quilos de substâncias entorpecentes e a captura de indivíduos foragidos da Justiça.
Com o fim do período de defeso, o próximo passo é a deflagração da Operação Guardião do Bioma, que deverá iniciar ainda este bimestre e acontecerá nos 16 municípios amapaenses.
“É um trabalho preventivo de preservação de áreas indígenas e repressivo de combate a desmatamentos ilegal e queimadas”, finalizou o Hércules.
Deixe seu comentário
Publicidade