Polícia Penal encontra túnel e evita fuga de presos do pavilhão P1 da penitenciária
Investigações irão apontar se plano dos detentos era para evasão em massa, se iria permitir liberdade de algum interno específico ou se serviria como empreendimento econômico
Elen Costa
Da Redação
Um túnel que possibilitaria a fuga de internos do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) foi descoberto na noite desta quarta-feira, 7, durante vistoria estrutural da Polícia Penal na unidade.
O buraco escavado no pavilhão provisório P1 levaria presos de uma atuante facção criminosa no estado, para o lado de fora do sistema prisional. O plano foi descoberto pelo serviço de inteligência do Iapen. O grupo monitora toda a movimentação na área interna e externa da cadeia.
“Tudo que possa fragilizar a segurança da nossa unidade é monitorada. Em uma dessas inspeções foi identificada uma movimentação de terra recente, próximo ao muro, e constatado que um pedaço de concreto encobria o local”, explicou o secretário de gabinete da penitenciária, Cesar Ávila.
O trabalho de investigação irá identificar o material utilizado pelos detentos para cavar o buraco. Contudo, Ávila informou que os presos têm acesso a ferramentas que são usadas na limpeza do local. “Eles fazem esse serviço nas celas e na área externa, e para isso usam materiais agrícolas, como enxadas”, disse.
Outro ponto a ser esclarecido com os levantamentos investigativos será a possível comercialização da fuga. “É uma probabilidade. Mas iremos descobrir qual era o plano deles, se era uma fuga em massa, se era permitir a liberdade de algum preso específico, ou se um empreendimento econômico”, ponderou o secretário.
O túnel saía da área externa do pavilhão provisório P1, onde vivem cerca de duzentos detentos que aguardam julgamento, passava por baixo da muralha e seguia até ao lado de fora. A vistoria levou os policiais encontrarem, ainda, celas com as grades serradas.
“Foi feita a verificação de possível fragilidade que permitisse, após eles serem trancados nas celas, acesso ao túnel, e foi identificado esse dano. Por isso, os presos foram retirados e redistribuídos”, detalhou Ávila.
Na manhã desta quinta-feira, 7, segundo o secretário, foram iniciadas as tratativas para o fechamento e inutilização do túnel, além do reforço nas grades.
Deixe seu comentário
Publicidade