Equinócio das Águas: programação vai da ciência ao lazer
Na quarta-feira, 20, o público presente no Marco Zero do Equador acompanha atividades de rapel, exposições e oficinas
Diversão, conhecimento e muito lazer marcam a programação do Equinócio das Águas, promovida pelo Governo do Estado nesta quarta-feira, 20, no Marco Zero do Equador, na Zona Sul de Macapá, até às 19h. Entre as atrações que o público pode acompanhar, estão o Rapel no Meio do Mundo, o Planetário Digital Móvel, o 1º Circuito de Cicloturismo, oficinas lúdicas e interativas, exposições de telescópios e visitas guiadas.
A programação é coordenada pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e recebe apoio da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec). O equinócio é o fenômeno que marca a mudança de estações nos hemisférios Norte e Sul e o momento em que o sol incide diretamente sobre a Linha do Equador, fazendo com que o dia e a noite tenham a mesma duração de tempo.
Para o diretor de Planejamento do Turismo do Amapá, Gabriel Flores, a programação especial simboliza o que é estar no Meio do Mundo, sendo também uma oportunidade de turistas e a própria população conhecerem mais a respeito de um fenômeno visível apenas no estado.
“A união de esforços foi realizada para criar um evento informativo, e, assim, trazer uma base de conhecimento sobre o fenômeno alinhada ao lazer e à modernidade. O Equinócio das Águas é um evento aberto para a população, sendo muito importante prestigiarmos algo cultural nosso, que é do Amapá”, afirma Flores.
Planetário Móvel
Entre as atrações mais visitadas, está o Planetário Digital Móvel, uma estrutura que permite aos visitantes aprender mais sobre astronomia, a ciência que estuda os corpos celestes.
O planetário é composto por uma cúpula inflável, um projetor altamente tecnológico que possibilita a sensação de realidade aumentada em 360°, caixa de som e ar-condicionado portátil.
Para o coordenador de Desenvolvimento Tecnológico da Setec, Paulo França, a ação busca popularizar o conhecimento científico entre a população amapaense. “Com o Planetário Móvel, buscamos levar conhecimento sobre astronomia para o público geral e popularizar mais a ciência, despertando conhecimentos sobre astronomia em públicos de todas as idades de forma didática e gratuita”, afirma França.
Quem gostou de acompanhar e imaginar a imensidão do espaço foi o pequeno Gustavo Pires, de 11 anos. Ele é aluno do 7° ano e fala que a oportunidade de aprender de forma prática ajuda muito. “Conhecer os pontos turísticos da cidade é muito divertido, quero mais aulas assim, e gostei bastante do planetário, acho o universo muito lindo, e conseguimos aprender mais ainda”, conta Gustavo animado.
Rapel do Meio do Mundo
Para o público viciado em adrenalina, com o Rapel do Meio do Mundo, da empresa Amazônia ao Extremo, é possível realizar a atividade no próprio monumento do Marco Zero do Equador.
O diretor da empresa, Márcio Castro, comenta que a atividade já representa algo cultural no monumento, pois muitos turistas e a população procuram o local para descerem nos dois hemisférios do mundo.
“Por meio de uma parceria com a Setur, podemos proporcionar à população uma programação diversificada. Estamos aqui no Equinócio das Águas divulgando o que tem de melhor no Amapá, e a partir de nove anos de idade, todos podem vir conhecer uma atividade segura e cheia de aventura”, reforça o diretor.
Deixe seu comentário
Publicidade