Nota 10

Lançamento da Central do Marabaixo 2024 vai fortalecer a valorização da cultura negra

A programação inicia no domingo, 25, no Centro de Cultura Negra do Amapá (UNA), no bairro do Laguinho, em Macapá


 

O Governo do Amapá promove pelo segundo ano consecutivo, a Central do Marabaixo, com o objetivo de fortalecer e divulgar o Ciclo do Marabaixo e suas tradições. A programação inicia no próximo domingo, 24, e segue até segunda-feira, 25, no Centro de Cultura Negra do Amapá (UNA), no bairro do Laguinho, em Macapá. A iniciativa integra o Plano de Governo da gestão de valorização da cultura e tradição do estado.

 

O espaço irá mostrar a tradição dos grupos culturais que realizam o Ciclo do Marabaixo, em uma prévio para o evento, que este ano, inicia no “Sábado de Aleluia”, 30 de março, e segue até o “Domingo do Senhor”, no dia 2 de junho de 2024. A programação conta com apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.

 

Durante dois dias, a Central do Marabaixo contará com apresentação do tradicional encontro das bandeiras, culturais, ladainhas, shows artísticos, gastronomia, feira afro-empreendedora e rodas de marabaixo.

 

No espaço, os amapaenses e turistas poderão conhecer a história e os elementos da cultura negra do estado, como a gengibirra, o cozidão, bandeiras, mastros, a murta e outros símbolos da expressão cultural criada e mantida pelas comunidades.

 

 

“Foi um projeto que deu muito certo em 2023 e volta com toda força em 2024. Em um só espaço, o público poderá conhecer um pouco do que é realizado no período do Ciclo do Marabaixo e sua extensa programação. Cada barracão tem suas particularidades e todos irão mostrar sua cultura, resistência e ancestralidade”, destacou a diretora-presidente da Fundação Marabaixo, Josilana Santos.

 

O evento é coordenado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e pela Fundação Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Fundação Marabaixo) em parceria com a União dos Negros do Amapá (UNA).

 

Confira a programação:

Domingo, 24

19h – Ritual de subida dos mastros do Divino Espírito Santo e da Santíssima Trindade

19h30 – Visita às exposições dos barracões;

20h – Abertura oficial da programação;

21h – Apresentação dos grupos de Marabaixo com barracões e grupos convidados;

22h30 – Apresentação da Banda Afro Brasil;

23h30 – Apresentação de DJ;

 

Segunda-feira, 25

16h – Visitação dos alunos das escolas da rede pública estadual aos estandes dos barracões;

17h – Intervensões artísticas (poesia e teatro);

18h – Ladainha cantada em latim;

19h – Apresentação dos grupos de Marabaixo com todos os barracões e grupos convidados;

21h – Show com a Banda Tambores Tucujus;

22h30 – Apresentação de DJ;

 


Deixe seu comentário


Publicidade