Política

Amapá sedia dois eventos nacionais da Defensoria Pública

DPE-AP recebe Condege e CNCG para troca de boas práticas; eventos reúnem palestras e conversas acerca do Legislativo e Judiciário


 

Wallace Fonseca
Estagiário

 

A Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) recebe em sua sede administrativa, em Macapá, os conselhos nacionais dos Defensores Públicos-Gerais (Condege) e dos Corregedores-Gerais da Defensoria Pública (CNCG) para evento aberto nessa quinta-feira, 21, encerrado hoje, 22.

 

No evento foi dada a palestra ‘Planejamento estratégico e o fortalecimento institucional: uma análise interseccional para ampliação da Defensoria Pública do Amapá’ pelo  defensor público Ricardo Oliveira, para melhor compreender a realidade DPE-AP.

 

 

“São dois momentos de troca de experiências, cada defensoria traz suas boas práticas, projetos e ideias de como estão revolucionando a Justiça, para democratizar o acesso. Nessa conversa nós colhemos as boas práticas para replicar também nas nossas defensorias para melhorar o serviço prestado”, falou José Rodrigues, o defensor público-geral do Amapá, que foi reconduzido ao cargo, através de eleição, e que toma posse no começo da noite desta sexta-feira.

 

 

Oleno Matos, presidente do Condege, afirmou estar contente com a ocasião e celebrou o congraçamento a ser realizado pela segunda vez no Amapá. “A gente fica muito feliz sendo recebido pelo José e sua equipe. Teremos também a presença do Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Acesso à Justiça, onde será apresentada uma gama de convênios para defensorias com o objetivo de democratizar a prestação jurídica gratuita”, disse o titular do Condege, que também celebrou a presença do Colégio de Corregedores e da Associação Nacional de Defensores Públicos para tratarem da pauta legislativa e do Judiciário a respeito da Defensoria Pública.

 

 

“Aqui no Amapá ocorrendo o CNCG, evento que congraça os corregedores de todas as defensorias públicas nacionais. É a primeira vez que ocorre no estado, junto com a posse da diretoria. O Amapá foi escolhido para receber esse evento justamente por ser a Defensoria mais nova do Brasil, e também por estar se tornando uma referência no âmbito nacional”, declarou Eduardo dos Anjos, corregedor-geral da DPE-AP, também reconduzido ao cargo.

 

Ainda nesta sexta-feira, 22, ocorre a 83ª Reunião Ordinária do Conselho, com o propósito de fortalecer a ordem democrática e garantir o acesso integral e gratuito à Justiça. E às 18h, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral da Zona Norte, ocorrerá a solenidade de recondução do defensor público-geral e do corregedor público-geral do Amapá, respectivamente José Rodrigues e Eduardo Pereira dos Anjos, para o biênio 2024-2026.

 


Deixe seu comentário


Publicidade