Aluna do Curso de Formação da PM reencontra instrutor de projeto social que inspirou ingresso na carreira militar
Aluna soldado Cleane Dias, de 24 anos, agradeceu ao sargento Euler Pinon, sob forte emoção, a oportunidade de realizar um sonho
Ainda em 2014, a então adolescente Cleane Dias, moradora do bairro Cidade Nova, em Macapá, participava de um projeto social de inclusão digital da Polícia Militar, o Telecentro. As atividades cultivaram na menina de 14 anos o sonho de entrar para a corporação. Com admiração e muito incentivo, ela guardou na memória e tomou como referência o instrutor do projeto, o sargento Eulle Pinon. Após 10 anos, Cleane é aluna soldado do Curso de Formação da PM e tem a oportunidade de reencontrar a pessoa que lhe inspirou a compor a segurança pública do Amapá.
Para a surpresa e felicidade da aluna, o instrutor continua a frente do projeto social, sendo exemplo para outros jovens. Cleane e o sargento Eulle compartilharam a história com o público, na sexta-feira, 22, durante a abertura oficial do início das atividades dos projetos sociais da PM. O governador, Clécio Luís, o senador Randolfe Rodrigues e outras autoridades estiveram presentes na solenidade.
“Reencontrei o sargento Eulle no dia em que tivemos aula de Policiamento Comunitário. A equipe da Diretoria de Ação Social e Cidadania da PM fez uma aula surpresa e vi meu instrutor. Primeiro fiquei observando de longe e esperei terminar as instruções, e, logo em seguida, fui falar com ele e fiquei muito emocionada, e perguntei: o senhor lembra de mim? Fui sua aluna. Foi um momento de muita felicidade”, contou emocionada Cleane.
O instrutor também ficou comovido com o reencontro e lembrou da menina dedicada e esforçada na busca de conhecimentos para melhorar a realidade vivida por ela e por muitas outras crianças que estavam ali, naquele momento, em vulnerabilidade social.
Construindo mudanças
De acordo com Pinon, a intenção do programa, que surgiu em 2005, sempre foi trabalhar com os jovens utilizando como ferramenta a informática para moldar o caráter, e direcionar pro mercado de trabalho, dando a oportunidade de somarem com a sociedade e com suas respectivas famílias. Para o sargento, rever Cleane foi a materialização de todo o ensinamento repassado.
“Há 10 anos eu tive essa aluna, muito esforçada e que tinha um sonho, ser policial militar, e hoje ela está fazendo o Curso de Formação de Soldados, e vai ser minha companheira de trabalho em breve. Tudo o que está acontecendo na vida dela é motivo de orgulho, satisfação. Nos dá aquela sensação de dever cumprido. Tenho, digamos assim, uma boa parte desse processo de sucesso do programa realizado na Cleane”, expressou Pinon.
Para Cleane, as perspectivas agora são ainda mais abrangentes, sem esquecer de onde veio. Relembrar as dificuldades da infância impulsiona a aluna a realizar a sua meta pessoal e profissional, que é vestir a farda e servir à Polícia Militar e à sociedade.
“Eu fui uma criança de baixa renda, e o projeto acrescentou muito na minha vida e acredito que pode acrescentar oportunidades e sonhos na vida de muitos outros jovens como eu. Um dia, eu também vou poder ser inspiração para outras crianças, como meu instrutor foi pra mim”, frisou Cleane.
Deixe seu comentário
Publicidade