Macapá recebe peregrinação com relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus
Jovem francesa canonizada é Padroeira das Missões e Doutora da Igreja Católica; Missa de acolhida será presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Conti
Chega a Macapá na próxima segunda-feira, 1, a peregrinação com as relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, Padroeira das Missões. A peregrinação na capital amapaense acontece de 1 a 4 de abril com momentos celebrativos entre missas, vigílias, passeio ciclístico e exposição do relicário.
Confira a programação completa, que inclui a Missa de Acolhida das relíquias presidida pelo bispo diocesano dom Pedro Conti, às 18h, no Pequeno Carmelo de Macapá, no bairro Jesus de Nazaré.
A peregrinação das relíquias de Santa Teresinha começou em 1997, ano do centenário da morte da santa e já percorreu cerca de 70 países.
A urna (relicário) que armazena um pedaço de fêmur e do pé da santa francesa percorre o Brasil desde o dia 1 de fevereiro, passando por várias casas religiosas carmelitas, comunidades, paróquias e dioceses, onde devotos puderam venerar, orar e realizar seus pedidos diante do relicário.
Considerada uma das santas mais populares no meio católico, Santa Teresinha, além de Padroeira de várias comunidades, é Padroeira do Pequeno Carmelo da capital amapaense e também de uma paróquia da Diocese de Macapá.
Santa Teresinha nasceu em Alençõn, na França, em 1873, e morreu em Lisieux aos 24 anos no ano de 1897. Seus ensinamentos conhecidos como Pequena Via nutre a espiritualidade do Carmelo e de muitos devotos nos dias de hoje na Igreja Católica, especialmente jovens.
Em 1925 foi canonizada pelo Papa Pio XI e em 1997 declarada Doutora da Igreja pelo Papa João Paulo II.
Sem nunca ter saído do convento desde que entrou aos 15 anos, tornou-se a Padroeira das Missões e dos Missionários Católicos.
Em outubro de 2023, por ocasião dos 150 anos de nascimento de Santa Teresinha, o Papa Francisco escreveu a Exortação Apostólica “C’est la Confiance” (Só a confiança) sobre a confiança no amor misericordioso de Deus. A popularidade da santa de Lisieux levou a Unesco a honrar sua memória, incluindo Teresinha na lista de 2022-2023 como personalidade da história com reconhecido legado e influência para os campos da paz, da educação e da ciência.
Relíquias
As relíquias na tradição católica fazem parte da religiosidade popular. Costumam ser objetos de devoção e veneração por reconhecimento da história de vida e de serviço a Deus de santos ou de objetos que esses utilizaram.
As relíquias podem ser de primeira classe, quando constituem partes do corpo dos santos ou santas como ossos, carne, cabelo ou outra parte de seus corpos. Pode ser de segunda classe, quando constituem um objeto que outrora foi utilizado ou que teve um contato direto com o santo venerado como roupas, utensílios, etc.
No caso das relíquias de Santa Teresinha que chegam em Macapá para veneração dos devotos, estão entre as de primeira classe por serem parte constituintes de seu corpo.
Visita e peregrinação das relíquias de Santa Teresinha
Dia 1 de abril– Segunda-feira
17h: Chegada e acolhida das Relíquias em frente ao Pequeno Carmelo
18h: Missa de Acolhida no Pequeno Carmelo – Dom Pedro José Conti
19h30h: Peregrinação para paróquia S. Terezinha em Fazendinha
Vigília noturna na Paróquia Santa Teresinha
Dia 2 de abril – Terça-feira
15h: Missa Solene na Paróquia Santa Teresinha – Pe. Jorge
16h30: Saída em carreata da Paróquia Santa Teresinha
18h: Acolhida na Catedral
19h: Missa na Catedral – Pe. Raffael
20h: Carreata para Pequeno Carmelo
22h: Vigília noturna no Pequeno Carmelo
Dia 3 de abril – Quarta-feira
06h: Missa– Pe. Rosielson e seminário
Visitação durante todo o dia no Pequeno Carmelo
18h: Missa – Pe. Sisto
19h: Pedal com Santa Teresinha pela cidade de Macapá
Bênção das Rosas e dos Ciclistas: ao término do Pedal – Pe. Rosielson
22h: Término da visitação
Dia 4 de abril – Quinta-feira
8h: Peregrinação para Comunidade Santa Teresinha (Marabaixo)
9h: Missa na Comunidade Teresinha
10h30: Peregrinação para o Santuário de Fátima
12h: Missa no Santuário de Fátima
14h: Retorno ao Pequeno Carmelo
18h: Missa de conclusão da presença das relíquias
20h: Conclusão das visitas
Fonte: Diocese de Macapá
Deixe seu comentário
Publicidade