Com apoio do Governo, projeto leva cultura do marabaixo para escolas estaduais
Iniciativa percorre instituições de ensino da capital e interior
A Escola Estadual Reinaldo Damasceno, localizada no bairro Buritizal, em Macapá, recebeu o projeto “Campanha de Popularização do Marabaixo nas Escolas”. Incentivada pelo Governo do Amapá, a iniciativa busca difundir a manifestação cultural no estado e promover o conhecimento de estudantes dos ensinos fundamental e médio da rede pública de ensino.
O projeto é da Companhia “Ói Noiz Akí” e recebe apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Além de palestras sobre a história, rituais e elementos, os estudantes participam de oficinas de confecção de caixas de marabaixo.
Durante a ação, o grupo Tia Sinhá foi o responsável pela troca de conhecimentos. A representante, Jane Selma Almeida, que também é professora, destaca a importância da inserção da cultura do marabaixo no fazer pedagógico.
“Nós mostramos a riqueza do marabaixo e recebemos de volta o reconhecimento que difunde a nossa manifestação cultural. É uma troca repleta de amor e felicidade”, relata Jane, emocionada.
Quem venceu a timidez e foi para a roda de marabaixo foi o aluno Luan Andrei Duque, de 10 anos. Estudante do 6º ano, ele diz que gostou da experiência de vivenciar um pouco da tradição. “É muito bonito ver as saias floridas e as rodas. Gostei muito de participar e dançar”, disse o estudante.
Para o professor André Taborda, o projeto agrega valor como atividade extracurricular e traz conhecimento quanto à tradição. “Esse momento é gratificante, pois é uma oportunidade de nossos estudantes conhecerem e se apropriarem dessa cultura que é autêntica e do nosso Amapá”, finaliza o educador.
Deixe seu comentário
Publicidade