Poder público e iniciativa privada debatem turismo
Autoridades e especialistas debatem potencial dos municípios durante o Fórum Estadual do Turismo
Cléber Barbosa
Editoria de Turismo
O Governo do Amapá realizou esta semana, no Palácio do Setentrião, a 1ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Turismo (Fetur) 2024, que reúne especialistas de entidades públicas e privadas ligadas ao circuito turístico do estado. O encontro, coordenado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), debateu pautas prioritárias para a expansão do segmento no estado. A iniciativa integra o Plano de Governo da gestão.
“Estamos em busca de novas diretrizes e dinâmicas para o desenvolvimento do turismo no Amapá e este fórum acontece para alavancar e criar novas oportunidades e meios dentro do setor na capital e nos demais municípios”, destacou o vice-governador, Teles Júnior.
O Fetur 2024 contou com a participação de representantes do Ministério do Turismo, que monitoram e desenvolvem políticas de amparo dentro do setor turístico brasileiro. Nos debates foram evidenciadas a retomada do Programa de Regionalização do Turismo e a Importância das Instâncias de Governança Regional no Desenvolvimento da Atividade Turística.
“Este é um momento em que o Estado começa um diálogo com o setor privado do segmento do turismo. Aqui vamos debater e montar estratégias para serem usadas nos 16 municípios, para que o turismo seja uma parte forte do planejamento de nossas cidades. Queremos que o setor também seja uma fonte de renda e geração de empregos”, declarou a secretária de Turismo, Syntia Lamarão.
Segmentação – O turismo é considerado um eixo econômico forte no Brasil, em 2023, somente com o turismo de estrangeiros deixou na economia brasileira R$ 34,5 bilhões apenas em 2023, um recorde histórico, e 1,5% acima da quantia arrecadada em 2014, ano da realização da Copa do Mundo no Brasil.
Deixe seu comentário
Publicidade