FOTO AÉREA EXPLICA O NOME DA SERRA DO NAVIO
Fotografia recente da ilha que pode ter dado origem ao nome da histórica vila construída na floresta.
Uma fotografia de satélite, pode ser a prova inequívoca e definitiva para explicar o verdadeiro nome da cidade de Serra do Navio, no interior do Amapá. Trata-se de uma imagem aérea de uma ilha no rio Amapari, a 200 quilômetros de Macapá, em que pode-se observar o que os caboclos da região chamavam de “navio”, pelo desenho em formato de uma espécie de veleiro da época.
Observa-se a proa bem afiada e uma popa achatada, no formato de uma embarcação da época, pois estamos falando dos caboclos nativos que habitavam aquela região antes da descobertas das jazidas de manganês, na década de 1940. Alguns ex-funcionários da mineradora Icomi S.A. recorreram a antigas cartas topográficas para identificar as coordenadas geográficas da tal ilha. Ela está localizada nos azimutes 0°54’40”02 (zero grau, 54 minutos, 40 segundos e 02 milésimos) ao Norte e 52°00’55″65 (cinquenta e dois graus, zero minuto, 55 segundos e 65 milésimos) a Oeste. A partir dessas coordenadas o saudoso engenheiro Manoel Romero enviou, em 2018, a informação para o geólogo Antônio Feijão, que jogou os dados num site de imagens de satélite e pode reproduzir uma fotografia mais recente da ilha.
Teorias – Alguns ex moradores admitem que existem várias versões para explicar a origem do nome da antiga vila modelo em plena floresta amazônica, de onde a mineradora Icomi extraiu minério de manganês por quase 50 anos. Entre essas versões, a de que o nome seria devido a uma montanha em formato de navio. Ainda segundo eles, a verdade é que os caboclos que caçavam e pescavam na região chamavam aquela ilha de “navio”, a partir da vista de cima, do alto de algumas montanhas do lugar. “Aí você ter uma ilha chamada navio em uma região de serra, com tantas montanhas, deu origem ao nome Serra do Navio”, completa Feijão.
Deixe seu comentário
Publicidade