Militares Bombeiros do Amapá e Guiana Francesa simulam salvamento, em Oiapoque
Exercício é parte das ações estabelecidas no acordo transfronteiriço entre o Brasil e a França, para aprimorar técnicas entre os profissionais
Militares do Corpo de Bombeiros do Amapá e da Guiana Francesa simularam um salvamento de vítimas em um veículo em chamas, no município de Oiapoque. As atividades realizadas na última sexta-feira, 17, são fruto do acordo transfronteiriço entre o Brasil e a França, com objetivo de proporcionar a troca de conhecimentos entre os profissionais.
A ação é realizada mensalmente entre as duas corporações, que seguem um calendário de alternância entre os países para receberem os treinamentos. Neste mês, equipes da Guiana Francesa entraram em Oiapoque com viaturas e equipamentos para compartilhar experiências com os militares amapaenses.
“A ideia é estar sempre realizando o simulado para que quando tiver uma ocorrência, a gente possa atuar em conjunto. Visando também verificar problemas, o que é que pode ser adaptado para uma corporação ou para outra, no caso de diferença de equipamentos”, explicou o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, coronel Alexandre Veríssimo.
A simulação do acidente de trânsito ocorreu no fim da tarde até a metade da noite na principal praça de Oiapoque, com cada equipe responsável pelo resgate de uma das duas vítimas. Com o carro capotado, foram utilizados extintores para cessar o fogo e ferramentas de corte para criar aberturas nos veículos.
No próximo mês, as simulações acontecem na Guiana Francesa. Conforme o acordo celebrado entre os dois países, em caso de uma emergência na ponte binacional, equipes de ambos os lados vão se deslocar para atender a ocorrência.
Relação Amapá-França
Em 2023, depois de 4 anos, a Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça Brasil/França (CMT) teve as atividades presenciais retomadas, sob coordenação do Governo do Amapá, pela articulação da Secretaria de Estado de Relações Internacionais e Comércio Exterior em parceria com o Itamaraty. A CMT trata demandas nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, relações comerciais e diplomáticas dos dois lados da fronteira.
Deixe seu comentário
Publicidade