Política

Encontro da Câmara Nacional de Precatórios aborda novas tecnologias

No registro de operações, uma abordagem sobre a aplicabilidade da Tecnologia Blockchain


 

Na tarde dessa quinta-feira, 23, em continuidade ao segundo dia do Encontro da Câmara Nacional de Gestores de Precatórios no Amapá, a programação foi inaugurada pelo juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), Esdras Benchimol Pinto, que ministrou a palestra ‘A aplicabilidade da Tecnologia Blockchain como uma solução na Gestão de Precatórios’.

 

Na sequência, a juíza auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), magistrada Marina Lustosa, e o juiz Fernão Borba, presidente da Câmara Nacional de Gestores de Precatórios (CNGP), encerraram a programação do dia.

 

Na apresentação do juiz Esdras, ele defendeu a segurança de informação que a tecnologia pode oferecer, com um registro descentralizado em múltiplos pontos de cada operação. “O blockchain, que é uma tecnologia, já disponível, que funciona como um livro-razão digital, no qual as informações são registradas em uma longa cadeia de custódia, um bloco que contém todos os registros anteriores, mais o registro das novas informações”, explicou.

 

“Ele faz com que seja possível a gestão distribuída e descentralizada dessas informações, de forma segura e transparente, pois possibilita a conferência de todas as transações no histórico”, complementou.

 

Na sequência, a juíza auxiliar da Presidência do Tjap, Marina Lustosa, e o juiz Fernão Borba, presidente da Câmara Nacional de Gestores de Precatórios (CNGP), encerraram a programação do dia. Juntos, abordaram os limites e práticas para o uso de depósitos e as superpreferências, seus limites e opções para pagamento e outras questões internas.

 

Realizado no Tjap até esta sexta-feira, 24, o Encontro da Câmara Nacional de Gestores de Precatórios no Amapá tem foco na efetividade da prestação jurisdicional e conta com cerca de 90 participantes, entre magistrados e assessores jurídicos do Poder Judiciário de tribunais do Brasil. Seu objetivo é debater procedimentos e legislações pertinentes à gestão de precatórios e socializar boas práticas para a celeridade no segmento.

 

Abaixo a programação do último dia:

Dia 24/05 (Sexta-feira):

09h00 – 10h15

– Reuniões entre magistrados e servidores;

– Eleição da nova diretoria da Câmara Nacional de Gestores de Precatórios dos Tribunais de Justiça

 


Deixe seu comentário


Publicidade