Nota 10

26ª edição do Palco Giratório chega em Macapá

Espetáculos de artes cênicas circularão por todos estados brasileiros e o Distrito Federal. Circuito terá 404 apresentações e 264 cursos e oficinas até dezembro


 

Maior projeto de circulação de artes cênicas do país, a 26ª edição do Palco Giratório circulará de abril a dezembro com 404 apresentações e 264 cursos e oficinas, realizadas por 17 grupos artísticos. Espetáculos de teatro, dança e circo compõem a programação dessa edição, que alcançará 80 cidades de 25 estados e Distrito Federal. Nos dias 25 e 26 maio, Macapá receberá uma apresentação e uma oficina formativa, tudo gratuito e aberto ao público.

 

No dia 25, a partir das 16h, haverá a apresentação de “Mar Acá”, espetáculo teatral que traz a mitologia Latino-Americana e realça a cultura ancestral de forma poética, com o Grupo Locômbia Teatro de Andanças (RR). A apresentação será no salão de eventos do Sesc Araxá. No dia 26, o público poderá participar da oficina formativa Teatro Gestual, a partir das 16h, no Teatro Marco Zero, ministrada também pelo Grupo Locômbia.

 

O Grupo Locômbia Teatro de Andanças começou seu trabalho profissional em 1984, na Colômbia. Durante 15 anos, visitou diferentes culturas, e há 23 anos decidiu se fixar no Brasil, estabelecido em Boa Vista, capital de Roraima.

 

“Ao longo de 26 anos de atuação, o Palco Giratório se consolidou como um importante projeto de difusão e intercâmbio de artes cênicas. E a chave do sucesso da iniciativa está na curadoria, formada por profissionais do Sesc de todo o país, que acompanham o cenário teatral em suas regiões e trazem seus olhares para uma discussão coletiva. Desse compartilhamento nasce a programação do circuito anualmente, com uma relevante amostra da produção cênica brasileira”, explica a Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Janaina Cunha.

 

 

Sobre o palco Giratório

O Palco Giratório existe desde 1998 e proporciona ações formativas, espetáculos de teatro, circo e dança para todas as idades. Reconhecido como um importante projeto de difusão e intercâmbio das artes, intensifica a formação de plateias com circulação de espetáculos dos mais variados gêneros. O projeto já contou com a participação de 380 grupos artísticos de todas as regiões brasileiras, oferecendo aproximadamente 10 mil apresentações a um público estimado em 5 milhões de espectadores.

 

Os artistas são selecionados por meio de uma curadoria formada por 33 profissionais do Sesc de todo o Brasil. A partir de critérios como diversidade de linguagem, regiões do país, faixa etária e trajetória dos artistas, a curadoria mapeia questões e tendências latentes no contexto atual das artes cênicas brasileiras.

 

Programação:

“Mar Acá”
Data: 25 de maio
Horário: 16h
Local: salão de eventos do Sesc Araxá
Artista: Grupo Locômbia Teatro de Andanças (RR)

 

Oficina formativa Teatro Gestual

Data: 26 de maio
Horário: 16h
Local: Teatro Marco Zero (Rua Oscar Santos, 397 – Perpétuo Socorro)
Artista: Grupo Locômbia Teatro de Andanças (RR)

 


Deixe seu comentário


Publicidade