Cidades

Afuá é invadida por veranistas durante o Festival do Camarão

50 mil pessoas devem passar pelo Camaródromo durante o evento


ELDEN CARLOS
EDITOR DE CIDADES

Começou na quinta-feira, 28, a trigésima quarta edição do Festival do Camarão. Mais de cinquenta mil veranistas devem passar pela cidade de Afuá (PA) durante os quatro dias do evento. A estimativa é da coordenação do evento. De acordo com o coordenador de divulgação, Emercindo Vilhena, o setor hoteleiro se preparou a mais de seis meses para garantir acomodações confortáveis durante a alta temporada de verão.

“Temos uma rede com mais de 20 hotéis e pousadas preparados para receber os veranistas. Além disso, Afuá tem um diferencial, nesta época do ano, os moradores abrem as portas de suas casas para abrigar os turistas que não conseguirem vagas na rede hoteleira. É a chamada hospedagem familiar. Grande maioria das casas da cidade já conta com um, dois ou até três quartos extras que foram construídos exatamente para esse fim. Então, as pessoas que alugam esses espaços ficam até mais à vontade. É um negócio bom para quem se hospeda e lucrativo para quem aluga”, lembrou.

Entre as grandes atrações que passarão pelo palco do Camaródro estão Naldo Benny, banda Pérola Negra, banda X10, banda Babilônia, Ronery e Delmir, Edilson Moreno, Ramon Frazelly entre outras atrações. No sábado, 30, tem ainda o concurso da Rainha do Festival. No domingo, 31, é a vez dos homens disputarem o título do Mister Camarão.

Considerado como a maior festa cultural da Ilha do Marajó, o Festival do Camarão da ‘Veneza Marajoara’, como é chamada a cidade erguida sobre uma ilha, recebeu reforço nas áreas de saúde e segurança pública.

“Além do envio de um contingente da Polícia Militar (PM) do Pará, o Amapá também colabora com profissionais da área de segurança e saúde, como é o caso da Cruz Vermelha que já é uma marca do nosso evento. Além da segurança feita pelas polícias civil e militar, ainda teremos a segurança interna do ‘Camaródromo’ que será feita por uma equipe especializada que foi contratada para o evento”, pontuou.

Em 2016 a Batalha Camaroeira – que é a disputa entre os camarões Convencido e Pavulagem – completa dez anos. Porém, problemas financeiros têm interferido na disputa, sendo que no ano passado apenas o camarão Convencido (verde) se apresentou. Este ano a apresentação será do camarão Pavulagem (vermelho).

A prefeitura local também montou um esquema especial para manter a cidade limpa. Equipes de coleta de lixo estarão se revezando 24 horas para garantir que a cidade não fique suja, principalmente, com lixo acumulado embaixo das passarelas.

De acordo com o prefeito Eliudo Pinheiro, o festival é sinônimo de crescimento econômico para o município. Ele afirma que os recursos captados para realizar o evento são na verdade investimentos. O comércio é o termômetro dessa roda econômica que gira com maior força e impulsiona todos os seguimentos. Quando o turista deixa a cidade, milhares de reais ficam no município.

A proximidade com o Amapá faz com que a festa do camarão afuaense recebe cerca de 80% desse público flutuante. Com isso, a Capitania dos Portos do Amapá está há pelo menos duas semanas atuando de forma ainda mais eficaz na fiscalização de embarcações que saem dos portos de Santana e Macapá com destino à cidade de Afuá.

A contagem dos parceiros que entram nessas embarcações é feita tanto aqui quanto na chegada ao destino. Se ficar comprovada qualquer irregularidade, a embarcação será notificada e poderá ser, inclusive, apreendida.


Deixe seu comentário


Publicidade